O que pode causar perda de força nas pernas?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares.

Quando os sintomas aparecem após um trauma, como por exemplo, uma queda, batida ou torção, o ideal é procurar um ortopedista.

A falta de exercícios físicos, rotinas de trabalho por longos períodos, entre outros motivos, podem ser causas diretas do problema. Em muitos casos, a sensação de cansaço é encarada como algo temporário e o paciente não recorre ao cuidado médico. Por consequência, o problema é mascarado e agrava a situação.

Quando devo procurar um médico
Em caso de fraqueza nas pernas sem causa aparente, associada a outros sintomas como dor, tontura, formigamento, dificuldade de caminhar, falar e se movimentar, procure imediatamente o pronto atendimento mais próximo.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Tratamento de fraqueza nas pernas.
Já em caso de falta de nutrientes importantes, o médico pode receitar uma suplementação ou até mesmo uma dieta rica nesses nutrientes. Outro exemplo é para tratar a má circulação, seu médico pode te indicar exercícios físicos ou vasculares.

A Eletromiografia de MMII é o exame neurofisiológico que avalia os músculos e nervos das pernas e coluna lombar. O termo "MMII" representa a sigla médica para "membros inferiores", o que inclui pés, pernas e coxas. A eletromiografia também é representada pela sigla EMG.

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

Quem devo procurar? A fraqueza nas pernas em idosos é um dos sintomas mais comuns do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que ocorre como consequência da interrupção do fornecimento de oxigênio em uma determinada região do cérebro.

A falta de vitamina D, por sua vez, desequilibra o fluxo de cálcio e potássio no corpo. Isso potencializa a atrofia e a fraqueza dos músculos. Depois dos 30 anos, se não corrigida essa deficiência (e somada à má alimentação e sedentarismo), gradualmente pode-se desencadear a Sarcopenia.

Compressão do nervo ciático, por doenças de coluna. Para identificar a causa e planejar o melhor tratamento, é preciso procurar um médico especialista, neste caso, o angiologista. "Os problemas neurológicos que mais causam dor nas pernas são na coluna, as hérnias de disco e as estenoses.

Sintomas de hérnia de disco
O movimento costuma aumentar a dor. A dor piora com tosse, espirros, esforço ou inclinar-se para a frente. Uma hérnia de disco também pode causar dormência e fraqueza muscular. Se a pressão na raiz nervosa for grande, a perna pode ficar paralisada.

Angiologista

O médico Angiologista e/ou Cirurgião Vascular é o profissional habilitado para atuar no diagnóstico e tratamento dos problemas envolvendo: os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. doenças nas artérias, como aneurismas, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

Quais são os sintomas de Sarcopenia? Os sintomas da sarcopenia são perda da força, braços e pernas finas, quedas frequentes, dificuldade para manter equilíbrio, quedas e depressão. Esses são alguns agravantes ocasionados pela sarcopenia.

Alguns fatores, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. A falta de exercícios e nutrientes favorecem o catabolismo, pois são necessários para manutenção da massa muscular.

O guaraná é um estimulante natural que proporciona muita energia e bem-estar ao organismo. Já a banana é rica em vitamina B6, que dá disposição e aquele pique para começar bem o dia. A combinação desses dois ingredientes resulta em um excelente remédio caseiro para cansaço.

Sinais de alerta
Dificuldade em levantar a cabeça enquanto está deitado. Dificuldade para mastigar, falar ou engolir. Perda da capacidade de caminhar.

Quais sintomas podem acontecer?

  • Perda de massa muscular e atrofia muscular;
  • Quedas frequentes;
  • Dificuldade para correr;
  • Dificuldade para se levantar do chão ou da cadeira;
  • Dificuldade para levantar os braços;
  • Caminhar na ponta dos pés.

Limitação da mobilidade – além do enfraquecimento de músculos dos braços e pernas, o encurtamento dos tendões ao redor das articulações pode causar contraturas, o que limita ainda mais a mobilidade. Problemas respiratórios – a fraqueza progressiva pode afetar os músculos associados à respiração.