O que pode causar o tremor essencial?

Perguntado por: dlessa5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético.

Os sintomas a seguir devem ser considerados preocupantes: tremores que começam abruptamente. tremores em pessoas com menos de 50 anos de idade e que não têm parentes que tiveram tremores essenciais.

Entre as causas de tremores mais comuns estão:

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

O tremor essencial é um distúrbio neurológico que causa tremores em várias partes do corpo do paciente, como se fosse uma agitação rítmica. As principais partes acometidas são as mãos, braços, pernas e até mesmo a musculatura que envolve a voz. Ele não tem cura, apenas tratamento.

Os primeiros sintomas podem levar o paciente e sua família a suspeitarem de Parkinson, mas o tremor essencial é uma doença diferente. Apesar de ter como principal característica o tremor, as duas condições possuem sintomas diferentes e não têm relação entre si.

Por isso, é fundamental que o portador de Tremor Essencial faça o seguimento médico com um neurologista clínico especialista em distúrbios do movimento.

Maracujá-alho mostra resultados promissores para controlar tremores do mal de Parkinson.

Nem sempre a diferenciação entre os tremor é simples. Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.

O tremor essencial não tem cura, mas pode ter o seu avanço controlado por medicamentos que buscam aliviar os sintomas e adiar os tremores. Injeções de toxina botulínica, realização de sessões de fisioterapia e procedimentos cirúrgicos também ajudam o paciente a conviver melhor com o tremor essencial.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

A maioria das pessoas é capaz de viver normalmente com esta condição, embora possam encontrar dificuldade em atividades diárias como comer, se vestir ou escrever. É somente quando os tremores se agravam que pode tornar-se incapacitante.

Quando há uma trombose, um dos sinais mais comuns é a presença de dor. Por vezes, ela se assemelha a uma pressão bem forte, mas também pode ser do tipo latejante. Além disso, é possível que a pessoa sinta dormência e formigamento na região afetada.

As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

Não há exames laboratoriais ou de imagem que sejam definitivos para a doença de Parkinson. No entanto, em 2011, a Food and Drug Administration dos EUA aprovou um exame de imagem chamado DaTscan. Essa técnica permite que os médicos vejam imagens detalhadas do sistema de dopamina do cérebro.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 601/22, que classifica os portadores de Tremor Essencial (TE) como pessoa com deficiência para todos os fins legais. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.