O que pode causar o excesso de betacaroteno?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pode causar visão embaçada, dor de cabeça e vômito, além de acarretar lesões no fígado, problemas nos ossos e no sistema nervoso central. Uma cenoura de 18 cm contém 600 mcg. Outras fontes são cereais, verduras de folhas verde-escuras, frutas e batata-doce. O corpo converte o betacaroteno em vitamina A.

Possui Efeitos Colaterais? O corpo humano só sintetiza o betacaroteno em vitamina A quando necessário, de modo que seu consumo em excesso não é tóxico ao organismo. O único efeito colateral do consumo excessivo que pode ocorrer é o surgimento de uma tonalidade mais amarelada da pele, e cessa quando suspende o uso.

A atuação do betacaroteno se divide em duas: ele age como um antioxidante, defendendo o corpo de moléculas instáveis conhecidas como radicais livres (causadores de doenças cardiovasculares, entre outras) ou se torna Vitamina A, como citado. Das duas maneiras, a sua ação é benéfica à saúde como um todo.

Betacaroteno
Outro estudo recente concluiu que altos níveis dessa substância no sangue aumentam em três vezes o risco de câncer agressivo de próstata.

De acordo com estudos, os itens que mais possuem betacaroteno são a couve-manteiga (com 3.800 microgramas), a cenoura (com 2.900 mcg) e a acerola (com 2.600 mcg), todos calculados por 100g de cada alimento.

brócolis: 1600 mcg. manga tommy: 1400 mcg. mamão formosa: 610 mcg. maracujá: 610 mcg.

Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado que o consumo de betacaroteno aumenta as chances de câncer de pulmão no seu mais importante grupo de risco, os fumantes.

Embora o excesso de vitamina A possa ocorrer por conta da ingestão de grandes quantidades de fígado de animais, óleo de fígado de bacalhau e óleo de outros peixes, a maioria dos casos de toxicidade de vitamina A resultam de uso excessivo de suplementos vitamínicos.

A quantidade diária da provitamina A recomendada para um adulto é de 800ng RE/dia, e suplementação com betacaroteno pode começar a ser feita sete dias antes da primeira exposição ao Sol, sendo o ideal, 20 dias antes.

A ingestão diária recomendada é de de 900 microgramas (3.000 UI) para homens e 700 microgramas (2.300 UI) para mulheres (Fonte: OMS).

Alimentos que melhoram o melasma
É recomendada a ingestão de alimentos ricos em folato, flavonoides, vitaminas A,C,E (antioxidantes), resveratrol, betacaroteno, licopeno, luteína e selênio”, aponta a dermatologista.

Cabelos e as unhas
O betacaroteno é um potente antioxidante e um auxiliador na preservação do colágeno atuando dessa forma na beleza dos cabelos e unhas, além de atuar na renovação das células.

Além disso, o betacaroteno também ajuda a evitar a descamação da pele após a exposição ao sol e atua na preservação do colágeno. Ou seja, esse carotenoide contribui para uma boa elasticidade e tonicidade para a pele. Por isso é recomendado consumir alimentos fonte de betacaroteno de duas a três vezes por dia.

O ovo é um alimento nutricionalmente completo. Dentre seus componentes está a vitamina A, que pode ser pré ou pós–formada. O betacaroteno é o que possui maior atividade de provitamina A entre os carotenóides (RODRIGUES–AMAYA, 1985) e também antioxidante (BRASIL, 2005; MINAZZI–RODRIGUES & PENTEADO, 1989).

Chocolate Garoto Cacau 55% chocolate amargo Chocolates Garoto S.A.

O betacaroteno tem a capacidade de ser biotransformado em vitamina A pela mucosa do intestino, por isso, algumas vezes é denominado pró-vitamina A. Porém, ele proporciona outros benefícios além de suprir o corpo com essa vitamina.

1O Betacaroteno é um tipo de carotenoide, que são pigmentos naturais responsáveis pelas cores vibrantes de certas plantas e seus frutos e legumes. 2Quando comemos esses frutos, o betacaroteno é convertido em vitamina A, na forma de retinol, e age como um antioxidante n as células, eliminando os nocivos radicais livres.

A banana foi desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália, e contém 20 vezes mais betacaroteno do que sua versão tradicional. Essa molécula (naturalmente presente em cenoura, espinafre, ervilha…) é essencial para o bom funcionameno do corpo humano, pois é transformada pelo organismo em vitamina A.

O tomate contém alto teor de carotenoides, que são pigmentos vermelho-alaranjados presentes e distribuídos em algumas hortaliças. No caso do tomate, são encontrados, principalmente, os carotenoides licopeno e betacaroteno.

A deficiência de Vitamina A tem repercussões que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano.