O que pode causar o câncer de pele?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver câncer de pele. Em um país ensolarado como o Brasil é preciso ficar alertar para os sintomas doença e a importância do diagnóstico precoce.

Os principais sintomas do câncer de pele são: manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.

Pessoas com pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de desenvolver o carcinoma basocelular. Verdade. Quem possui menos pigmento na pele conta com menor proteção contra as radiações UV e, logo, têm mais risco de desenvolver câncer de pele.

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade.

A doença desenvolve-se ao longo de meses.

Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial. No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo.

A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

Adotada rotineiramente por todos os dermatologistas da Instituição, a dermatoscopia garante um aumento de precisão no diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de pele, tanto melanomas quanto carcinomas, ainda em fases extremamente precoces.

A doença pode aparecer na pele ou em mucosas, em qualquer região do corpo. Entre os principais sinais do melanoma maligno, podemos chamar a atenção para: lesão pigmentada — manchas na pele onde há aumento na coloração, tamanho e forma da lesão.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando descoberto no início, tanto os carcinomas de pele como os melanomas têm mais de 90% de chance de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

O câncer de pele geralmente não causa sintomas importantes ou que incomodem até as lesões se tornarem muito grandes, as lesões podem coçar, sangrar ou mesmo apresentar dor intensa. Mas normalmente são visíveis e podem ser descobertas muito antes de chegar a esse ponto.

– Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele? De modo geral, em torno de 92% dos pacientes com câncer de pele melanoma vivem mais de 5 anos após o diagnóstico da doença (essa taxa é chamada de “sobrevida”).