O que pode causar manchas escuras no rosto?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

O excesso de exposição ao sol sem a proteção do filtro solar é uma das principais causas do surgimento de marcas escuras no rosto. Outras regiões propensas a desenvolver marcas são os ombros, colo, braços e mãos. Além de manchar a pele, o sol também tem a capacidade de causar envelhecimento precoce às células.

1. Melasma. Diretamente ligada a exposição solar, o melasma é uma das doenças de pele causada por uma disfunção na pigmentação da pele devido à concentração de melanina. Essa condição caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns no rosto, em regiões como testa, bochecha, queixo e nariz.

Dicas de cuidado da pele para acabar com as manchas escuras no rosto. Utilize um produto de limpeza suave para lavar a sua cara duas vezes ao dia. Lembre-se de que as manchas escuras se podem agravar devido a ingredientes que causem irritação. Depois, escolha um sérum e um creme de dia que atuem nas manchas escuras.

O melhor ácido para tirar manchas da pele é o ácido retinóico em pomada, que fica ainda mais potente quando combinado com hidroquinona, que pode ser utilizado no tratamento de manchas de melasma e peeling.

O câncer de pele tem sintomas!
Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção. Para completar, entram ainda as feridas que não cicatrizam, coçam ou têm erosões.

Deficiência nutricional: a falta de vitaminas e minerais no organismo, como cálcio e vitamina D, pode levar ao surgimento de mancha branca na pele; Exposição ao sol: a exposição em excesso ao sol pode causar descamação e, consequentemente, o aparecimento de manchas brancas na pele.

A falta de vitaminas e minerais no corpo, como, por exemplo, cálcio, vitamina D e E, pode fazer com que manchas brancas na pele apareçam. Para essas situações, o ideal é realizar mudanças nos hábitos alimentares, incluindo alimentos que sejam ricos nesses nutrientes.

Manchas escuras no rosto (melasma)
Geralmente elas ficam evidentes na bochecha e na maçã do rosto ou também na testa. O melasma é uma condição crônica, mas embora não tenha cura, existem muitos métodos capazes de clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

As manchas são inicialmente marrom-avermelhadas e progridem para placas amarelas, deprimidas e atróficas. A pele ao redor tem uma aparência brilhante como se fosse uma porcelana e você consegue enxergar vasos sanguíneos. A pessoa pode não sentir nada, mas em alguns casos podem se queixar de coçeira e dor.

Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção

  • 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
  • 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
  • 3) Melasma. ...
  • 4) Cloasma. ...
  • 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.

Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas que descamam e aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras partes do corpo. Assim como o vitiligo, os sinais podem aumentar durante períodos de estresse, mas não é a causa exclusiva.

Batata. A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

Vinagre de maçã
Adicionar o vinagre de maçã no copo de água e misturar. Colocar um pouco dessa solução em um pedaço de algodão ou em uma gaze e passar na área da pele com mancha. Deixar agir por 2 a 3 minutos, lavar a pele e secar.

Hipolabor ensina: 5 remédios que ajudam a tirar manchas da pele

  1. Pycnogenol. De origem natural, o Pycnogenol é também um suplemento alimentar que age reduzindo a velocidade com a qual o organismo envelhece, trazendo diversos benefícios para a pele. ...
  2. Hidroquinona. ...
  3. Melawhite. ...
  4. Ácido retinoico. ...
  5. Teína.

Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador.

Máscaras caseiras e naturais podem ser eficazes para amenizar as manchas no rosto, com um efeito de peeling superficial que proporcionam esfoliação. Além disso, alguns dermocosméticos disponíveis em farmácia também possuem ação clareadora, podendo ser indicados pelo farmacêutico ou pelo dermatologista.

Quando passar Óleo de Rosa Mosqueta – O pode ser usado tanto pela manhã, quanto no período da noite, Assim como os demais óleos, ele deve ser o último passo da sua, logo antes do protetor solar. Você pode usar o Óleo de Rosa Mosqueta com todos os produtos da Simple, não há contraindicação.

A principal causa de câncer de pele no rosto é a exposição solar sem fotoproteção”, ressalta a dermatologista. “Na verdade dá-se um efeito cumulativo da exposição aos raios UVA e UVB.

Melasma. É um tipo comum de mancha acastanhada que aparece principalmente no rosto, mas que também pode surgir em outras regiões, como colo e braços. É mais comum em mulheres, e os seus fatores de risco são: exposição solar; gravidez; uso de anticoncepcionais e histórico familiar.

Uma mancha vermelha escamosa persistente com bordas irregulares que às vezes forma crostas ou sangra. Um crescimento elevado com uma depressão central que ocasionalmente sangra. Pode aumentar rapidamente de tamanho.

Falta de energia
A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.