O que pode causar inflamação no umbigo?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Umas das principais causas de dor nessa região é a hérnia umbilical, uma frouxidão da parede abdominal, chamada de aponeurose.

Dê preferência a sabão neutro. Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70% Passe por toda a região em volta do umbigo. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes.

“A principal causa de dor é a hérnia umbilical, uma frouxidão da parede abdominal, que a gente chama de aponeurose”, diz a médica. “O umbigo já é uma região mais frágil, e a aponeurose acaba se abrindo ao longo dos anos. Pode ser genético, você já pode nascer com a hérnia, mas você pode adquirir ao longo dos anos.”

Quais as causas da dor no umbigo?

  • Infecções no intestino;
  • Infecções na bexiga;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Doença de Crohn;
  • Cistos nos ovários;
  • Prisão de ventre;
  • Diverticulite;
  • Pancreatite.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado.

Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

Na maioria das vezes desaparece até os 18 meses, mas mesmo se persistir após está idade, não causa prejuízos para a criança. O médico pode optar pela correção cirúrgica caso não desapareça até os cinco anos ou caso haja complicações com o aprisionamento do conteúdo da hérnia.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização.

Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.

Onfalite é denominação para infeção da pele e tecidos moles do umbigo e regiões circundantes. Se não tratada, pode atingir uma maior área da parede abdominal e os tecidos mais profundos podendo evoluir para sepse neonatal.

Principais sintomas da endometriose umbilical
Mulheres com endometriose umbilical costumam apresentar os seguintes sinais ou sintomas: Nódulos no umbigo de coloração acastanhada, avermelhada ou arroxeada; Dor no umbigo; Secreção ou sangue expelidos pelo umbigo durante o período menstrual.

Quais os sintomas da onfalite? O primeiro sinal clínico da doença é o umbigo inchado. A região do umbigo aumenta de tamanho, fica dolorido ao toque e pode apresentar vermelhidão e secreção de pus além da formação de abcessos e fístulas.