O que pode causar hematoma no útero?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ele acontece quando o ovo desgruda do útero. É decorrente do acúmulo de sangue entre o saco gestacional (estrutura que precede a placenta) e a parede uterina. O hematoma ocorre, na maioria das vezes, pois o saco não se implanta corretamente, deixando uma ausência de contato, o que favorece o surgimento do hematoma.

Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.

As principais causas para o descolamento do saco gestacional são as quedas nos níveis hormonais e impactos na gestante. O descolamento de saco gestacional é uma condição grave, que precisa de acompanhamento médico.

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.

Até o terceiro mês: descolamento do saco gestacional
Quando o descolamento ocorre, o fluxo de sangue é pequeno e de cor escura, parecido com uma borra de café. A mulher muitas vezes não sente cólicas e ele pode durar vários dias.

Evitando excessos, mas mantendo a rotina. Aconselha-se também que a mulher com descolamento do saco gestacional beba bastante líquido e abstenha-se de relações sexuais e esforços físicos durante a recuperação. Normalmente, o descolamento do saco se resolve com ajuda da medicação.

O descolamento ovular pode ser perigoso se for muito grande, devido ao risco de descolamento de placenta. orém, na imensa maioria dos casos, esse acúmulo de sangue, chamado hematoma, é absorvido e a gravidez prossegue sem complicações quando é feito repouso e acompanhamento adequado.

Pode ser por um problema na implantação, um insuficiência hormonal, até um trauma ou um esforço maior.

Os sintomas do descolamento ovular
No entanto, é importante que o seu diagnóstico não seja feito a partir apenas desta excreção. “Nem todo descolamento evolui com sangramento. Muitas vezes, ele é identificado apenas no exame de ultrassom transvaginal obstétrico, feito no início da gestação”, completa o especialista.

O aborto retido manifesta sinais de regressão da gestação, não há sangramento vaginal e o colo uterino permanece fechado.

Geralmente, o hematoma regride sozinho. O tratamento pode ser repouso de uma semana a 15 dias, absoluto ou não. Isso varia de acordo com a gravidade do caso. Além disso, podem ser receitada uma reposição de progesterona, hormônio responsável pela manutenção do primeiro trimestre da gestação.

Quais são os riscos? Quando é detectado esse descolamento ovular, a gestante corre risco de ter sangramento e até de sofrer um aborto espontâneo. "Por isso, ao descobrir essa condição, a orientação é fazer repouso, não ter relação sexual, não carregar peso..

Se a gestante já ultrapassou a 26ª semana de gestação e o descolamento é severo, alguns especialistas podem indicar a realização do parto. O repouso absoluto é indicado caso o descolamento não seja tão grande ou quando não há possibilidade de a mãe parir – gestações com menos de 26 semanas.

Hematoma é sangue fora do vaso. Geralmente é causado por um rompimento de um vaso sanguíneo espontaneamente, acidentalmente ou durante um procedimento cirúrgico. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o cérebro. A maioria dos hematomas são pequenos e desaparecem por conta própria.

Compressa de gelo
O gelo reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente. Para seguir essa dica, enrole uma pedra de gelo em um pano ou papel toalha e passe delicadamente sobre o local, por cerca de 10 minutos após a lesão.

O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê. Por vezes a gestante vai se virar à noite e acordar nessa posição, e não precisa ficar preocupada.

Saiba o que fazer para ter uma gravidez mais tranquila:

  1. Revisão médica antes da gravidez. Muitas causas de aborto podem ser prevenidas. ...
  2. Pré-natal. ...
  3. Repouso e descanso. ...
  4. Cuide da sua alimentação. ...
  5. Medicamentos. ...
  6. Ácido fólico. ...
  7. Terapia hormonal. ...
  8. Sintomas de risco de aborto.

Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo. Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.

A partir do 26º dia do ciclo ou no caso de gravidez, esta dose pode ser elevada para o máximo de 600 mg por dia divididos em 3 doses. Esta dosagem deverá ser continuada até o 60º dia e, portanto, não deve ser administrada após a 12ª semana de gravidez.