O que pode causar fuga de energia?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

João Carlos explica que as principais causas da fuga de corrente elétrica são problemas de isolamento em fios e conexões, instalações elétricas muito antigas e aparelhos com algum tipo de defeito. Nesses casos, a fuga ocorre porque um condutor de fase entra em contato com algum material metálico.

Em muitos casos de fuga de energia (onde é possível desligar a instalação de forma repentina), deve ser usado o Disjuntor Diferencial Residual, pois com a instalação desse disjuntor é possível desarmar todo o sistema elétrico.

Depende de quem foi a responsabilidade pela fuga de energia. Se foi da concessionária, ela deve se responsabilizar.

Existem dois tipos de roubo de energia elétrica mais conhecidos: Alteração no relógio medidor; Ligações clandestinas feitas diretamente no sistema elétrico.

“Em primeiro lugar, a pessoa deve desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar todas as luzes. Em seguida, verificar se o relógio de energia continua girando. Em caso positivo, é sinal de que existe energia escapando.

Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.

SIGNIFICADO DE RETORNO
Em instalações elétricas o condutor (ou fio) de retorno pode se referir a duas situações: 1 - É o condutor que liga um ponto de luz (por exemplo) a um interruptor. Ao acionar o interruptor, fecha-se o circuito, e o condutor de retorno torna-se em condutor fase e a lâmpada acende.

Desperdício de energia com aparelhos de alto consumo. Alguns aparelhos consomem extremamente mais energia que outros. Deve-se redobrar a atenção quanto à utilização deles. A primeira dica é comprar aparelhos que tenham o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Como identificar fuga de energia elétrica
Medidor Digital: verifique se a luz vermelha, acima da palavra “ligado”, continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Serviços prestados de fornecimento de energia estão sob guarda do Código de Defesa do Consumidor . 3. A religação clandestina de energia que fora cortada por falta de pagamentos é ilegal e não enseja indenização por danos morais.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.

Já o Disjuntor DR, atua identificando a fuga de corrente, ou seja, fazendo a função do IDR e também funciona como um disjuntor, atuando na proteção contra curto-circuito.

Em particular, a corrente de fuga de uma instalação é a corrente que, na ausência de falta, flui para a terra ou para elementos condutivos estranhos à instalação. corrente de falta: corrente que, num circuito ou num equipamento, flui de um condutor para outro e/ou para a terra (ou para a massa), no caso de uma falta.

A caixa fuga terra com tomadas é utilizado como equipamento de proteção em instalações elétricas, permitindo desligar o circuito elétrico quando houver uma corrente de fuga maior do que o valor nominal.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Sim, roubar energia é crime. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel” resulta em multa e pena de reclusão, de 1 a 4 anos. Os equipamentos de energia, como transformadores e cabos, são patrimônio das distribuidoras.

Dalai Lama nos convida a evitar os 10 ladrões que roubam nossa energia. 1- Deixe ir as pessoas que só se aproximam para compartilhar reclamações, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém está procurando um lugar para jogar lixo, tente não seja a mente. 2- Pague suas contas em dia.

Abaixo listamos cinco maneiras de evitar um curto-circuito:

  1. 1.Verifique as tomadas antes de usar. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades. ...
  4. Solicite uma manutenção no disjuntor. ...
  5. Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.