O que pode causar fraqueza em idosos?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Algumas doenças podem desencadear os sintomas de fraqueza nas pernas em idosos, como derrame, diabetes, insuficiência cardíaca, transtornos neurológicos e afecções crônicas. Veja quais são as principais causas, e na sequência, confira quais são os tratamentos recomendados para prevenir e amenizar os sintomas!

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.

Exercícios físicos, cuidados com a saúde mental e atividades que estimulem a autonomia são essenciais para manter a qualidade de vida dos idosos. Aliado a isso, uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais capazes de estimular a imunidade são muito importantes no combate de doenças comuns na terceira idade.

Cálcio, zinco, ferro, vitamina D, potássio, ômega 3 e vitaminas do complexo B são nutrientes que não podem faltar na alimentação do idoso. De acordo com as particularidades de cada um, a quantidade de calorias e a distribuição dos alimentos variam para garantir a manutenção e o fortalecimento de ossos e músculos.

Zinco. O zinco é outro mineral fundamental para a saúde do idoso, pois é responsável pela síntese de células que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na defesa do nosso organismo contra fungos, vírus e bactérias.

7 opções de suplemento para idosos que valem a pena

  • Equaliv Vegan Power Senior. Equaliv Vegan Power Senior 30 cápsulas Vitamina. ...
  • Nutren Senior Nestlé Health Science. ...
  • Suplemento Nutricia Fortifit Pro. ...
  • Nutridrink Protein Sem Sabor 350G Danone. ...
  • Suplemento Sustagen Adultos+ ...
  • Nutren Just Protein. ...
  • Lavitan Sênior.

Exame físico – uma avaliação para confirmar a gravidade e distribuição da fraqueza muscular. Além dos músculos individuais, o médico analisa atividades funcionais como ficar em pé e escrever.

Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia.

A fraqueza muscular pode se apresentar junto a outros sintomas, como:

  1. Cansaço físico ou mental;
  2. Dificuldade para respirar;
  3. Perda de força em um ou mais músculos do corpo;
  4. Incapacidade de sustentação da cabeça;
  5. Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;
  6. Perda involuntária de fezes ou urina.

Confira agora 3 ideias de sucos para pessoas idosas:

  • Suco de tangerina com couve. A couve é rica em vitaminas, ferro, fósforo, magnésio, silício, sódio e cálcio, substâncias importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. ...
  • Suco de laranja com beterraba. ...
  • Suco de melancia com gengibre.

Um exemplo de prato saudável para idosos
Proteínas – Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos); leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). Gorduras – Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada. Vitaminas, minerais e fibras – Hortaliças cruas e cozidas, frutas.

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

Vitamina C
Mas esse valoroso nutriente vai muito além que aumentar a quantidade de anticorpos. A vitamina C impede que o organismo sofra com a baixa imunidade e ajuda a regular os níveis de energia.

O carboidrato é o primeiro combustível para o cérebro funcionar melhor. Uma alternativa ao pão é o mingau de aveia com leite. Tem menos gordura, é fonte de proteína e cálcio. Mamão, banana e melão são boas opções.

“O cansaço e a indisposição física são sintomas comuns em pessoas com baixos índices de vitamina D”, conta a nutricionista. Apesar de a suplementação ser uma ótima forma de equilibrar os níveis de vitamina D, para o dia a dia, o ideal é adquirir esse nutriente de forma natural.

vitamina C

O estudo foi realizado com trabalhadores de escritório e mostrou que a vitamina C intravenosa reduziu a fadiga em duas horas e o efeito persistiu por um dia. Esse achado reforça o quanto essa vitamina pode ser eficiente para reduzir a sensação de cansaço físico e mental.

Se o idoso tem dificuldades para mastigar, invista em refeições líquidas, saudáveis e que também ofereçam bom aporte calórico, como smoothies, leite integral, sopa, bebidas nutritivas e, quando o médico receitar, suplementos.

Vitaminas para idosos: saiba quais são as 7 mais importantes

  1. Vitamina C. Essa vitamina proporciona vários benefícios para o corpo, como o fortalecimento dos capilares sanguíneos e do sistema imunológico. ...
  2. Vitaminas do complexo B. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Cálcio. ...
  5. Ferro. ...
  6. Potássio. ...
  7. Ômega 3.

Mingau de Aveia

O velho e saudável Mingau de Aveia:
A aveia é um bom complemento para as refeições.

São suplementos parecidos, mas a composição faz toda a diferença, uma das principais diferenças é que a sustagem contém uma quantidade alta de gorduras saturadas (que não é indicado para se ter uma vida saudável).... O nutren não tem essa gordura, tomando um lugar melhor no quesito nutricional......

Centrum Essentials Mulher contém 100% do valor diário das vitaminas D3, B6, B12 e biotina, que contribui para a saúde do cabelo e das unhas. Já Lavitan A-Z Mulher auxilia especialmente na formação de colágeno, substância essencial para o viço e a firmeza da pele.