O que pode causar falta de apetite e perda de peso?

Perguntado por: scorte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Há muito mais causas de perda de peso com perda de apetite (neoplasias, doenças crônicas, DPOC, doença de trato gastrintestinal, depressão, uso de drogas) do que perda de peso com aumento do apetite (hipertiroidismo, diabetes, síndrome de má-absorção).

A perda de peso é comum nas pessoas com câncer e, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível da doença. 40% das pessoas apresentam perda de peso inexplicável ao serem diagnosticadas, mais de 80% das pessoas com câncer avançado perdem peso. A perda de peso é mais comum em pessoas com tumores sólidos.

A princípio, seria interessante verificar se a falta de apetite vem acompanhada de perda de peso ou não. Se a resposta for afirmativa, é preciso procurar um médico para investigar possíveis problemas de saúde. A fome é uma resposta positiva do organismo; se há falta de apetite, algo não anda bem e merece atenção.

Aumente consumo de especiarias e ervas aromáticas que ajudam no processo de digestão, deixam a comida mais saborosa e melhoram o apetite. Experimente incluir hortelã, erva doce, pimenta, coentro, canela entre outros. Cozinhe mais!

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

A avaliação deve iniciar com a aferição e registro do peso, verificação do quanto foi perdido, comparado com o peso usual e a realização de história clínica e exame físico minuciosamente completos. Perda de peso clinicamente importante é definida como perda de 5% ou mais do peso usual em um período de 6 a 12 meses.

Segundo especialistas em saúde mental, isso acontece porque a depressão pode afetar o apetite, a motivação para se alimentar e a capacidade de desfrutar dos alimentos, levando a uma redução no consumo calórico.

Apesar de esses sintomas serem mais prevalentes em pacientes com câncer em estágio avançado, nos casos dos tumores do trato gastrointestinal, como de intestino, pâncreas, esôfago e fígado, o emagrecimento costuma ser um dos sinais mais perceptíveis da doença.

A perda de apetite também ocorre em 80% a 90% das pessoas com câncer avançado. As razões para a perda de apetite incluem: Alterações no metabolismo. Saciedade precoce.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

A alimentação é uma necessidade vital do ser humano, mas a má alimentação é responsável por diversas doenças, como por exemplo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose, além da obesidade.

Vegetais verdes, como couve, rúcula e escarola, são ótimas opções para estimular o apetite.

Também chamados de transtornos alimentares, esses distúrbios são perturbações na alimentação e nos comportamentos relacionados a ela, podendo resultar em perda de peso extrema, obesidade e outros prejuízos ao organismo, ao aspecto psicológico e às relações sociais do paciente.

Vitamina B12

Vitamina B12: pessoas com deficiência dessa vitamina, que pode acontecer com o baixo consumo de alimentos fonte do nutriente, por exemplo, apresentam perda do apetite e enjoos, levando à perda de peso. Por isso, tomar o suplemento de vitamina B12, nestes casos, aumenta a fome, ajudando a engordar.

As causas geralmente estão relacionadas a predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse, ansiedade, não realizar uma dieta adequada, ou falta de exercícios físicos.

Infusões conhecidas por aumentar o apetite

  1. Alecrim. Já nos tempos da Antiguidade, Dioscórides, um grande médico e botânico descrevia os benefícios da planta e a recomendava para doenças do fígado, falta de apetite e fraqueza geral.
  2. Agrião. ...
  3. Camomila. ...
  4. Melissa. ...
  5. Dente-de-leão. ...
  6. Sálvia. ...
  7. Manjerona. ...
  8. Alfavaca.

Sensação de queimação; Indigestão; Intestino preso (dificuldade para evacuar); Flatulência (gases);