O que pode causar falso-negativo no teste de farmácia?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como vimos, são vários os motivos que podem levar a um resultado falso negativo, sendo os principais, a realização do exame em um período precoce, ciclos irregulares, gravidez ectópica e uso de medicamentos para infertilidade.

O resultado é considerado falso negativo quando o teste se mostra negativo, porém o paciente tem a doença. Alguns fatores que podem gerar falsos negativos são coleta incorreta, degradação da amostra e realização do teste em momento inadequado.

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

  • Realização precoce do teste.
  • Teste de gravidez feito de forma errada.
  • Urina diluída em água.
  • Aborto espontâneo recente.
  • Uso de alguns medicamentos.
  • Problemas de saúde.
  • Teste de gravidez de farmácia fora da validade ou armazenado inadequadamente.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

O importante é saber que após dez minutos de feito o teste de gravidez, qualquer alteração do resultado deve ser levado como inconclusivo. Seguro mesmo, só até dez minutos, ok?

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Contudo, tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue para detectar gravidez podem resultar em um falso negativo, caso o período em que tenham sido realizados não tenha sido o mais correto.
...
Os sintomas iniciais incluem:

  1. náusea e vômitos;
  2. aumento da sensibilidade nas mamas;
  3. fadiga;
  4. aumento da frequência urinária.

– Você está grávida, mas o teste possui algum problema
Nesses casos, o reagente utilizado para detectar o B-HCG pode não estar funcionando, produzindo um resultado falso negativo. Problemas no teste podem fazer com que o resultado seja um falso negativo. Se você tem dúvidas, faça um novo teste!

Lembrando que o hCG começa a ser produzido depois que o embrião se fixa na parede uterina — o que acontece entre 5 e 7 dias após a fertilização do óvulo — e o período menstrual seria correspondente a aproximadamente duas semanas após a ovulação.

Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.

Você pode sim fazer um teste de gravidez no meio do dia ou mesmo à noite. Entretanto é mais provável que você obtenha um falso-negativo principalmente se você ainda não está com atraso menstrual e se você tem bebido muita água e sua urina está diluída.

O que é uma gravidez química? A gravidez química acontece quando o embrião tenta se implantar no endométrio. A gravidez química ocorre quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (embrião), alcança a cavidade uterina e tenta se implantar no endométrio, que é a camada interna do interior do útero.

Segundo a doutora Nicole Geovana, os hormônios começam a subir apenas depois de 8 dias da fecundação, por isso o tempo mínimo para se esperar para fazer um teste de gravidez é 7 dias depois da relação sexual. Se feito antes desse período a chance de dar um falso negativo é enorme.