O que pode causar falha no teclado do notebook?

Perguntado por: adias7 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os principais motivos para o teclado do notebook parar de funcionar

  • Em primeiro lugar temos o motivo: driver de hardware incorreto. E a correção é: reinstalar ou atualizado o sistema.
  • Em segundo lugar: sujeira e poeira. Correção: limpar o teclado do seu notebook pode ajudar. ...
  • Em terceiro lugar: má conexão.

IMPUREZAS E SUJEIRAS
Dependendo da quantidade de sujeira alocada, algumas teclas podem até ficar inutilizáveis. Além disso, se você derramar líquidos no teclado, ele pode estragar completamente e, ainda, prejudicar outras peças do seu notebook. Então, a dica é simples: sem bebida e comida nas proximidades do teclado.

Consertando o teclado
Primeiro passe um pincel para remover pó, pêlos e outras sujeiras. E depois, na tecla falhando, pinga um pouco de álcool isopropílico ou aplique o limpa contato elétrico. Pode pingar sem medo, pra dentro da tecla, clica várias vezes para efetuar a limpeza.

Sintomas. As teclas passam a grudar, a digitação falha, as teclas pressionadas não sobem, etc. Isso pode ser sinal de acúmulo de pó ou consequência de algum acidente com líquidos, como café ou refrigerante.

Se seu teclado de notebook parou de responder aos comandos, é possível que o principal responsável por isso seja o acúmulo de sujeira no componente. Para contornar a situação, é necessário, claro, limpar o teclado. Para iniciar o processo, utilize um pano limpo e de preferência que não solte fiapos.

NumLock ativado/desativado
Um dos motivos mais comuns para teclados aparecerem desconfigurados é devido ao uso da tecla NumLock. Ao ser ativada em notebooks que não possuem teclado numérico, ela troca determinadas letras para sua função de número, o que faz com que seu texto fique todo bagunçado.

Limpar o teclado do notebook é uma tarefa simples. As teclas do notebook ou desktop podem acumular poeira, restos de comida e até bactérias e vírus, como o coronavírus (Covid-19). Para higienizar de forma correta o periférico, as fabricantes recomendam o uso de álcool isopropílico, pano macio, cotonete e pincel.

Um teclado novo para notebook custa, em média, de R$ 60 a R$ 100. A mão de obra da troca também costuma ficar nessa faixa, dependendo da complexidade de cada modelo e de fatores como a locomoção do técnico. Nos aparelhos em que a troca é feita por cima, o processo costuma ser simples e demorar cerca de 20 minutos.

Outra opção, dependendo da versão do Windows, é pressionar a tecla “Alt” e a tecla “Shift” simultaneamente.

O vírus pode afetar o teclado, e quando isso acontece, é muito normal que o teclado fique “louco”. Um sinal disso são as teclas trocando caracteres, abrindo funções aleatoriamente ou sendo digitadas sozinhas. A melhor solução é instalar um antivírus de confiança e que esteja devidamente atualizado.

Método 1 Desabilitar teclado pelo Gerenciador de Dispositivos.

  1. Tecla do Windows+R;
  2. Digite devmgmt. msc;
  3. Vá até Teclados;
  4. Localize o teclado que queira desabilitar.
  5. Clique com o botão direito do mouse nele.
  6. E por fim Desabilitar dispositivo.

A melhor maneira de limpar o teclado é utilizando um spray de ar comprimido. Você encontra esse produto à venda em lojas de informática. É preciso passar a ponta do spray nos cantos das teclas para que a sujeira se desloque. Depois, utilize um pano levemente umedecido sobre a carcaça do teclado.

Normalmente, este problema acontece com teclados que apresentam a função “Num Lock”, comum em teclados numéricos. Neste caso, a solução é simples! Basta segurar o botão Função “FN” e pressionar junto o botão “Num Lock”.

Desinstale o driver do teclado:

  1. Clique no Menu Iniciar, digite e clique em Gerenciador de Dispositivos;
  2. Clique na seta que aponta para Teclados;
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo instalado e clique em desinstalar;
  4. Reinicie o computador.

Entre no menu “iniciar” e em seguida pesquise por “Gerenciador de dispositivos”; Ao abrir o Gerenciador, entre na opção de “Teclados” e pressione a seta à esquerda; A opção do teclado do seu laptop deve aparecer na tela e então, com o botão direito do mouse, clique em “Instalar” ou “Atualizar Driver”

Se persistir, reinstale o driver do teclado:

  1. Entre no “Gerenciador de Dispositivos” (Clique direito no botão Iniciar e selecione Gerenciador de Dispositivos);
  2. Expanda “Teclados”;
  3. Clique com o botão direito no teclado e selecione “Desinstalar dispositivo”; ...
  4. Reinicie o PC e observe se o problema foi resolvido.

As Teclas de aderência permitem digitar atalhos de teclado uma tecla de cada vez em vez de ter que pressioná-las todas ao mesmo tempo. Por exemplo, o atalho Super + Tab alterna entre janelas.

Use a solução de problemas do teclado.

  1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Windows .
  2. Selecione Configurações .
  3. Selecione Atualização e segurança .
  4. Selecione Solução de problemas . Selecione Teclado para corrigir problemas com as configurações do teclado.

Neste caso, a solução é pressionar a tecla Função (Fn) e apertar novamente o Num Lock. Acontece que muitos notebooks não têm a tecla "Num Lock" separada. Neste caso, a desconfiguração pode ter acontecido ao pressionar sem querer uma sequência aleatória de teclas.

Existem várias causas possíveis para esse erro: Desgaste físico: com o uso constante, as teclas do teclado podem se desgastar, o que resulta em contatos elétricos imprecisos; Sujeira e poeira: partículas de sujeira, poeira ou detritos podem se acumular sob as teclas do teclado ao longo do tempo.