O que pode causar equimose?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Contusões e lesões são as principais causas de equimose e aparecem depois de acidentes domésticos, impactos, quedas e outros motivos. Essas contusões provocam a ruptura dos vasos sanguíneos superficiais causando dores e manchas escuras, geralmente roxas, em qualquer região do corpo.

Para diminuir a circulação sanguínea no local afetado, faça uma compressa com água fria ou aplique gelo antes de completar 48 horas. Esse tipo de procedimento também ajuda aliviar a dor no local da mancha roxa. Para ser eficiente, deixe a compressa atuar sobre a região por aproximadamente 20 minutos.

Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.

Equimose é o termo médico e nome correto das manchas roxas mais comuns que aparecem e comumente chamamos de hematomas. Essas contusões se formam quando vasos sanguíneos superficiais são danificados e o impacto faz com que ocorra uma pequena hemorragia.

Tipos de equimoses:
Um exemplo é o “chupão”. Sufusão: também conhecida como equimoma. Há uma hemorragia mais extensa, de tamanho variado. Víbices: são lesões com assinatura, apresentam a fora de estrias, duas linhas paralelas.

Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas. O que fazer: dependendo da doença, o cuidado com as manchas pode variar.

São muitas as razões pelas quais um vaso sanguíneo pode se romper: traumatismos violentos, ruptura de aneurismas arteriais ou de varizes dos membros inferiores ou do esôfago , secção acidental ou criminosa de vasos sanguíneos , tosse violenta, espirros poderosos, fragilidade constitucional dos vasos, etc.

Hirudoid é indicado para processos inflamatórios localizados como:

  • Manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias;
  • Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites) após injeção de medicamentos ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

A diferença entre equimoses e hematomas é que a primeira ocorre depois do rompimento de vasos superficiais e deixa somente a marca na pele, sem dores ou protuberâncias. Já o segundo, ou seja, o hematoma, aparece depois dos vasos sanguíneos profundos serem rompidos, geralmente causando inchaço e dores.

Equimose: Mancha escura ou azulada devido à infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. A maioria aparece após um traumatismo, mas pode surgir espontaneamente em pessoas que apresentam fragilidade capilar ou alguma coagulopatia.

De acordo com a melhor doutrina, a evolução da equimose, tendo por base a variação cromática, se dá da seguinte forma: nos dois primeiros dias, a coloração do local lesionado é do tipo vermelho/vermelho-escuro; do terceiro ao sexto dia, a coloração passa para cor azulada; já entre o sétimo e o décimo segundo dia, a ...

Sinal de Gray-Turner: Equimose em região de flancos. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica. Sinal de Fox: Equimose em região inguinal e base do pênis.

Quando os hematomas acometem os órgãos vitais, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico, como a drenagem.

Com o passar do tempo, a destruição da medula pelos leucócitos doentes começa a impedir a produção de hemácias no sangue, provocando a anemia. Normalmente, se identifica primeiro a anemia e depois, a partir de diversos exames, pode-se chegar ao diagnóstico de leucemia.

Outras doenças que podem predispor à leucemia: Síndrome de Down, Síndrome de Bloom, Anemia de Fanconi, Neurofibromatose, Síndrome de Kostmann, Síndrome de Wiskott-Aldrich, Síndrome de ataxia-teleangiectasia, Klinefelter (XXY) e Patau (trissomia do cromossomo 13).

- Falta de algumas vitaminas, como vitamina C, que ajuda na formação do colágeno; - Fatores emocionais - chamada púrpura da melancolia - estresse, tristeza, ansiedade; - Idade avançada - chamada de púrpura senil. Fique atento.

Quando é preciso buscar ajuda médica especializada? Se ocorrer o surgimento espontâneo e frequente de manchas roxas nas pernas, sem qualquer lesão associada, é imprescindível consultar um especialista em saúde vascular.

O hematologista é o médico que identifica e trata alterações no sangue. É o responsável pelo cuidado das doenças hematológicas, ou seja, do sangue, da medula óssea, do baço e dos linfonodos (também chamados ínguas ou gânglios).

Vários são os agentes lesivos: a temperatura, a eletricidade, a pressão atmosférica, os agentes químicos, físico-químicos e os mecânicos. Estudaremos os agentes mecânicos. Estes, pela sua incidência, ocupam grande espaço na produção de lesões.

Mancha devida ao extravasamento de sangue no tecido celular subcutâneo, consecutivo a um traumatismo ou contusão. Pode ter coloração de diversas tonalidades (primeiro vermelha e depois azulada, negra, esverdeada e amarelada).

tecido mole ao redor dos olhos.