O que pode causar edema de membros inferiores?

Perguntado por: rgoulart2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

O edema pode ser decorrente de processo local ou generalizado e pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Entre as principais causas de edema generalizado estão as doenças crônicas do coração, do fígado e dos rins. Nem todo edema é grave, uma vez que as consequências dependem da causa.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Os pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos e inchaços nos pés. Já em relação à artrite, inflamações nas articulações provocam o problema.

Angiologista

O profissional responsável pelo cuidado com a má circulação nas pernas é o Angiologista ou o Cirurgião Vascular. – Ele conhece a estrutura e as características dos vários vasos sanguíneos do corpo e é especialista em todas as mudanças que podem ocorrer nesses vasos.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Elevar as pernas e dobrar os joelhos, mantendo as costas e a cabeça retas no chão e os pés em um ângulo de 90 graus em relação as pernas. Fazer movimentos com as pernas como se estivesse pedalando uma bicicleta. Esses movimentos podem ser feitos por cerca de 2 minutos.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

A maioria das causas de edema de extremidades pode ser avaliada com ultrassonografia com doppler dos membros inferiores.

Má circulação
Esta é a principal causa de inchaço nos pés e pernas. Grande parte dos adultos enfrenta este incômodo, que se torna ainda mais comum nos idosos e é muito frequente em mulheres grávidas. O inchaço nos pés devido à má circulação dificilmente causa dor.

Edema de uma perna só e dor importante constante são fatores de alerta. A obstrução do retorno venoso pelo coágulo leva ao inchaço do membro. Atenção para nosso cenário pandêmico – há grande associação entre COVID e TVP. Por isso, atenção para aqueles que foram infectados e apresentem dor na perna.

Bebidas gaseificadas: elas possuem pH muito ácido. Bebidas enlatadas ou em caixinhas: contêm excesso de conservantes. Alimentos com excesso de sal refinado (sódio): embutidos, biscoitos, temperos prontos, sopa/macarrão instantâneo, molho pronto. Alimentos com corantes artificiais: balas, gelatinas e refrigerantes.

Dores e inchaço nas pernas
Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

Na maioria dos casos, elevar as pernas ajuda a aliviar o inchaço. Usar de meias de compressão pode melhorar o sintoma. Obviamente, se a causa do inchaço for varizes, trombose venosa, doença no coração, rins, fígado ou outro órgão, estes problemas devem ser tratados corretamente para que o inchaço melhore.

Faça pausas regulares
Uma das principais causas da má circulação está no ato de permanecer em uma mesma posição por períodos muito longos. Assim, se o seu trabalho ou suas atividades diárias requerem que você fique de pé ou sentado por muito tempo, faça pausas regulares.