O que pode causar dor nos olhos?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A causa mais frequente de dor nos olhos é a falta de óculos em pacientes com Hipermetropia. Leituras demoradas com óculos defasados também pode causar dor nos olhos. Além disso, a dor nos olhos tem causas inflamatórias, isquêmicas e até mesmo neoplásicas.

A dor nos olhos é, como o próprio nome diz, uma sensação dolorosa na região dos olhos, que pode ser apenas na superfície, no interior das estruturas ou ainda na região que circunda os olhos. Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras.

No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.

Dor nos olhos: Quando a dor nos olhos é uma emergência

  1. Uma sensação aguda e penetrante.
  2. Ardência nos olhos.
  3. Uma dor surda.
  4. Sensação de haver algo "em" seu olho (sensação de corpo estranho)

Geralmente, o medicamento mais comum usado no caso de dores nos olhos é a dipirona.

A pressão intra-ocular torna-se muito elevada e pode lesar o nervo óptico de forma rápida e agressiva. Este é o quadro de uma crise de glaucoma agudo, uma emergência oftalmológica que, se não tratada rapidamente, leva à perda visual irreversível, parcial ou mesmo total, em questão de horas.

A enxaqueca ocular é causada pela vasoconstrição (aperto) dos vasos sanguíneos do olho, o que significa que este recebe menos sangue e menor oxigenação. Alguns fatores que podem provocar a vasoconstrição são: Stress. Tabagismo.

Uma dor de cabeça tensional pode causar dor nos olhos e na nuca. Já quem tem a sensação de dor nos olhos acompanhada de febre, além de outros sintomas, pode estar com gripe, dengue, sinusite ou meningite, sendo recomendado ir até o médico para receber um diagnóstico preciso.

O que costuma elevar a pressão intraocular
As principais causas estão relacionadas a fatores como: Produção de líquido ocular em excesso. Histórico familiar de glaucoma. Obstrução do sistema de drenagem do olho.

  1. 1 Olhe para longe. Algumas vezes por dia, tente direcionar o olhar para outra direção, mais longe, de preferência. ...
  2. 2 Faça pausas. ...
  3. 3 Pisque mais. ...
  4. 4 Beba mais água. ...
  5. 5 Reduza o brilho. ...
  6. 6 Ajuste a tela. ...
  7. 7 Dê espaço aos olhos. ...
  8. 8 Faça exames anualmente.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Visão embaçada, necessidade para trocar de óculos excessivamente, dificuldades para enxergar em ambientes escuros e perda de visão lateral são os principais sintomas de quem está com glaucoma. Além disso, quem possui o glaucoma de ângulo fechado, costuma ter sintomas que desaparecem e reaparecem no começo da doença.

Sintomas do Glaucoma

  • Dor intensa nos olhos e ao redor dos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dificuldade aumentada para enxergar no escuro;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da pupila;
  • Enxergar arcos em volta das luzes ao redor;
  • Náusea e vômitos.

A doença é assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

A vitamina A e a visão são aliados potentes. As cenouras contêm uma grande quantidade de betacaroteno e vitamina A, que podem contribuir para a saúde dos seus olhos e constituir uma fonte fantástica de vitaminas para os olhos contra a degeneração macular e a catarata.