O que pode causar dor no períneo feminino?

Perguntado por: adamasio2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Este incômodo pode ocorrer no períneo devido a problemas em órgãos, músculos ou nervos próximos a essa região do corpo. Dessa forma, as fortes dores podem resultar em lesões, infecções ou outras condições de saúde, como diabetes. Inclusive, mulheres de todas as idades podem sentir dor no períneo por causas diversas.

Os principais sintomas são a sensação de uma massa ou protrusão no interior da vagina , popularmente chamada de “bola“ na vagina e a sensação de peso ou pressão que pode estar presente o tempo todo ou só depois de um longo período em pé ou após exercício físico pesado.

Segundo a International Continence Society, a fisioterapia está indicada como tratamento inicial para as disfunções do períneo. Este tratamento deverá ter uma duração de 8 a 12 semanas, sendo também indicado para a prevenção destas patologias.

Este incômodo pode ocorrer no períneo devido a problemas em órgãos, músculos ou nervos próximos a essa região do corpo. Dessa forma, as fortes dores podem resultar em lesões, infecções ou outras condições de saúde, como diabetes. Inclusive, mulheres de todas as idades podem sentir dor no períneo por causas diversas.

Dor pélvica é desconforto na parte inferior do abdome e é uma queixa comum. É considerada separadamente da dor vaginal e da dor vulvar ou perineal, que ocorrem em órgãos genitais externos e a pele do períneo.

Sintomas da prostatite
A dor se desenvolve no períneo, na parte inferior das costas, e muitas vezes no pênis e nos testículos. Os homens também podem precisar urinar frequentemente e com urgência, e urinar pode causar dor ou ardência. A dor pode fazer com que a ereção ou ejaculação sejam difíceis ou mesmo dolorosas.

A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses. A dor pélvica pode ser um sintoma ginecológico. Ou seja, ela pode ser provocada por um problema que afeta o sistema reprodutor feminino, ou pode ser causada por problemas no sistema urinário, digestivo ou musculoesquelético.

Fissuras genitais são pequenos cortes na mucosa vaginal e vulvar causadas por fatores diversos. Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério.

Os sintomas de bexiga caída são diversos. Entre eles, podemos destacar a sensação de “bola” na área vaginal, ou seja, o sentimento de que algo sobressai da vagina. A bola, na verdade, é a parede da vagina caindo. Também ocorre uma sensação de evacuação incompleta após a micção.

Exames para bexiga baixa
Estudos urodinâmicos: para avaliar a capacidade da bexiga de reter e eliminar a urina; Ressonância magnética: para ter uma visualização melhor de todas as estruturas da região pélvica.

Em quais casos é necessário fazer perineoplastia?

  1. Baixa libido feminina ou baixo prazer sexual.
  2. Incontinência urinária.
  3. Alterações nos hábitos intestinais.
  4. Dores na região no períneo, que está localizado entre o ânus e a vagina.
  5. Idade acima de 60 anos e ter passado por muitas gestações (normalmente, três ou mais)

Destinado ao tratamento da dor e sangramento de hemorróidas internas ou externas, pruridos anais, eczema perianal, proctite branda, fissuras, pré e pós-operatório em cirurgias anorretais.

Clostemin® Creme Vaginal é indicado para o tratamento de:
Após colpoperineorrafias (cirurgias de períneo), episiorrafias (corte realizado no parto normal).

Em certos casos, a dor no útero pode ser confundida com dores na bexiga, em razão da proximidade entre esses dois órgãos. Assim sendo, para diferenciá-las, a mulher precisa observar a presença de outros sintomas típicos de problemas uterinos, tais como: Sangramento. Corrimento de cor esverdeada, amarelada ou ...

Exames de rotina com o exame de urina, ultrassom transvaginal e o Doppler colorido podem ser solicitados para complementar o diagnóstico e conduzir o tratamento da DCP quando a causa é um fator ginecológico.

Além de outros problemas como miomas, endometriose, dano ou irritação dos nervos, reações alérgicas de sabonetes ou até mesmo de preservativos, espasmos musculares, histórico de abuso sexual e uso frequente de antibióticos.

Analgésicos e anti-inflamatórios: fármacos para aliviar a dor, como ibuprofeno, dipirona ou paracetamol, podem proporcionar alívio parcial da dor pélvica.

O tratamento também poderá ser realizado através do uso de medicamentos antibióticos, seja por via oral ou venosa. Entre eles, os mais utilizados são a Vancomicina, Penicilina, Clindamicina e Metronidazol. Outra alternativa auxiliar para o tratamento da doença é a oxigenoterapia hiperbárica.

Vulvovaginite é um tipo de inflamação que afeta, ao mesmo tempo, a vagina e a vulva (a parte externa da região genital feminina), causando inchaço, corrimento e dor ao urinar.

O que pode causar dor na pelve?

  • 1 – Cálculo renal.
  • 2 – Infecção urinária e dor na pelve.
  • 3 – Endometriose causa dor na pelve.
  • 4 – Doença inflamatória pélvica.
  • 5 – Apendicite.