O que pode causar cistite de repetição?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

Infecção que acomete a bexiga, a cistite é muito comum em mulheres. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que entre 50% e 80% da população feminina apresentará ao menos um episódio de cistite em algum momento da vida.

Possíveis complicações da cistite
Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos. O diagnóstico é feito através do exame de urina que verifica a presença de bactérias e seu tratamento é feito com antibióticos.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

A infecção urinária de repetição é comum nas mulheres e não costuma estar relacionado a nenhum problema anatômico no trato urinário. Já nos homens, a infecção urinária é um evento raro; quando ela ocorre com frequência, quase sempre é porque há algum problema estrutural nas vias urinárias.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Embora o tratamento da cistite seja simples, a doença pode provocar dores e muitos desconfortos, além do risco de migrar para outras áreas do trato urinário, causando problemas mais sérios como a pielonefrite, que ocorre quando alcança os rins, causa febre alta, vômitos e mal-estar geral, pode levar à lesão nos rins e ...

A cistite causa dor ao urinar, dor na bexiga, baixo ventre e costas e necessidade de urinar frequentemente.

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Fatores que pioram
Bebida alcoólica. Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.). Café. Chá preto.

Cistite de lua de mel é o nome popular da cistite pós-coito, uma inflamação que acomete a uretra e a bexiga após uma relação sexual. A cantora Anitta revelou, durante uma conversa com Sabrina Sato, que sofre da chamada "cistite de lua de mel", uma inflamação que atinge a uretra (canal de saída da urina) e a bexiga.

Como são os sintomas?

  1. Disúria. Dor ou sensação de queimação ao urinar.
  2. Noctúria. ...
  3. Urina escura ou com cheiro forte. ...
  4. Urgência miccional. ...
  5. Polaciúria. ...
  6. Dor na parte inferior da barriga.
  7. Dor nas costas, logo abaixo das costelas. ...
  8. Febre, sensação de calor, calafrios ou Hipotermia (Temperatura muito baixa abaixo de 36°C)

Infecção urinária é transmissível? A infecção urinária normalmente não é transmissível. Porém, quando o agente infeccioso está relacionado a uma infecção sexualmente transmissível, pode ocorrer.

Dentre os probióticos mais utilizados, destacaram-se o gênero Lactobacillus, que inclui cepas das espécies L. rhamnosus, L. gasseri, L. plantarum, L.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.