O que pode causar catarro no pulmão?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Presença de alérgenos no ar, incluindo pólen, poeira, poluição atmosférica e ácaros; Infecções e doenças respiratórias, como gripes, resfriados, covid-19, bronquite, pneumonia e tuberculose; Exposição a produtos químicos e tóxicos ou tabagismo.

3. Bronquite

  • Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
  • Tosse com catarro ou seca;
  • Problemas para respirar;
  • Chiado ao respirar;
  • Desconforto no peito;
  • Febre;
  • Inchaço nas pernas;
  • Falta de apetite.

O nome “catarro” é como conhecemos popularmente as secreções que são produzidas pelas vias respiratórias. Ele tem uma função protetora no sistema respiratório e é composto principalmente por água, proteínas, sais minerais e restos de células descamadas do trato respiratório.

MUCOSOLVAN é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Catarro com sangue
Dependendo da quantidade, pode se tratar de um machucado simples nas narinas, lesão causada por bronquites ou mesmo algo mais grave, como a pneumonia. De qualquer forma, catarro com sangue exige cuidado imediato, sendo necessário procurar atendimento médico com urgência.

Os sinais de excesso do muco iniciam de um a três dias após um resfriado ou uma doença respiratória. Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Sintomas de pneumonia: febre alta, tosse e catarro
Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

Quando frequente e em excesso, deve ser investigado por um otorrinolaringologista, pois existem vários fatores que aumentam a produção do catarro no nosso organismo. Algumas pessoas que têm alergias podem produzir mais catarro, enquanto outras podem estar com uma gripe ou resfriado.

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.

Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

1. Abacaxi. Muitos desconhecem essa informação, mas o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. As suas propriedades estão ligadas à bromelaína, uma enzima proteolítica e excelente expectorante contra tosse, bronquite e pneumonia.

Catarro marrom ou vermelho
Isso pode ser causado por irritação nasal ou sinusite. No entanto, também pode ser um sinal de uma infecção mais grave ou até mesmo de câncer de pulmão. Se você estiver com catarro marrom ou vermelho por mais de uma semana, é importante consultar um médico.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Entre os principais culpados temos a poluição atmosférica, fumaça de cigarros, poeira, ácaros, pólen e pelos de animais; Hidratação para o corpo e mucosas: é importante umedecer as mucosas e a própria secreção para aliviar o seu excesso.