O que pode causar câimbras nas pernas?

Perguntado por: acortes7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

desidratação, que acontece quando o organismo libera uma grande quantidade de sais minerais; deficiência nutricional de sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio; uso de diuréticos, que eliminam água e eletrólitos do organismo, especialmente se não houver monitorização adequada dos íons corporais.

Carência de sais minerais: falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar pode estar por trás de quadros de câimbras frequentes. Pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio.

Irrigação inadequada, consequência de distúrbios circulatórios e diabetes, e perda de eletrólitos como potássio e magnésio — advinda do uso de certos medicamentos, a exemplo dos diuréticos, de diarreias e da prática de exercícios fora do habitual — são as principais causas do problema.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Abacate

Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra. A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata).

Alongar e massagear são técnicas fundamentais para promover o rápido relaxamento da musculatura e alívio da dor. O aumento da temperatura no local da contração favorece o relaxamento dos músculos e seu retorno ao estado normal.

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

A pesquisa observou que o uso do monohidrato de magnésio foi mais eficaz na redução da incidência de câimbras noturnas do que o placebo.

Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson.

“A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio, nesta região”, explica Raul Santos ...

Como tomar o bicarbonato para cãibras? A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.

Sentir cãibras nas pernas é comum, principalmente para quem pratica esportes intensos. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e atenção especial à sua alimentação, você pode manter o seu organismo hidratado e reduzir as chances de passar por esse desconforto.

- alongamento antes e após exercícios; - hidratação adequada; - evitar uso de álcool e cafeína devido efeito diurético; - consumo de água tônica (há relatos de melhora das câimbras com uso de água tônica devido presença de quinino);

A maioria das cãibras noturnas não está associada a doenças graves, mas diabetes e problemas circulatórios estão entre as condições que devem ser excluídas por um médico, especialmente se a cãibra for frequente e severa. O problema também pode ser um efeito colateral de algum remédio prescrito.

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
Para evitá-las, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar, como a ingestão de alimentos fonte de magnésio. As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.

Recomenda-se comer uma banana por dia. Oleaginosas como amêndoas e castanhas são ricas em magnésio e também em potássio, dois dos minerais que, quando em falta no organismo, podem ajudar a causar as cãibras.

Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia.