O que pode causar aumento da barriga?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A barriga inchada pode se manifestar por conta da presença de gases intestinais em excesso. É ainda mais frequente em pessoas que sofrem prisão de ventre. Quando não associada a outros sintomas, pode ser comum. Caso contrário, é importante investigar.

Se a barriga começar a crescer antes disso, pode ser devido a um inchaço, parecido com aquele que você sente próximo à menstruação, provocado por gases, má digestão ou intestino preso -- todos sintomas comuns desde o comecinho da gravidez, devido às mudanças hormonais por que seu corpo passa.

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura
A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool. Nos homens, costuma ser mais predominante, mas quando não passageira, tem a ver com retenção de gordura visceral, relacionada a estresse (cortisol), colesterol alto, hipertensão e síndrome metabólica.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Essa raiz possui o gingerol e o shogaol, substâncias com potente ação antioxidante e anti-inflamatória que atuam na desintoxicação, melhorando o funcionamento do organismo e ajudando a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

O estufamento é aquela sensação de estômago inchado, quando a pessoa se sente cheia mesmo tendo comido pouco naquela refeição ou ao longo do dia. Uma das causas para isso acontecer está relacionada ao modo com que se come. Quem mastiga pouco, por exemplo, tende a se sentir mais inchado. É o que explica a dra.

Opções de remédio caseiro

  1. Chá mate com limão. O chá mate ajuda a emagrecer, porque contém cafeína, uma substância com ação ergogênica, estimulando o metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal. ...
  2. Suco de limão com gengibre e couve. ...
  3. Smoothie de café ...
  4. Chá verde com gengibre. ...
  5. Sorbet de banana e cacau.

Portanto, educadora física Fran Petersen, revela 5 dicas de como diminuir bastante o inchaço na barriga em apenas 7 dias.

  1. 1- Hidratação. ...
  2. 2- Exercício Físico. ...
  3. 3- Organize sua alimentação. ...
  4. 4- Evite alimentos com lactose. ...
  5. 5- Cuidado com excesso de sal ao preparar os alimentos.

Uma das queixas comuns entre pacientes com a síndrome, além das fortes cólicas e problemas de infertilidade, é o acúmulo de gordura na região abdominal, chamado popularmente de “barriga de SOP”.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Abusos calóricos
Mesmo que pareça inofensivo comer muito (e mal) por um dia ou fim de semana, esse abuso pode prejudicar a resposta do metabolismo durante a eliminação da gordura, causando inchaços, desconfortos e a volta do ganho de peso.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

As principais causas da pochete na barriga são o sedentarismo e maus hábitos alimentares. O álcool, o açúcar e o carboidrato são os maiores vilões de quem deseja perder gordura localizada. Comer em excesso, mais calorias do que seu corpo precisa, também contribui para o aumento de gordura corporal.

O porte físico da gestante influencia muito no tamanho da barriga durante a gestação. O tipo de alimentação que ela leva, o peso antes da gravidez, tudo isso vai influenciar no crescimento da barriga. Até mesmo o tamanho do seu quadril pode dizer muito sobre o tamanho da barriga.

Existem diversos alimentos ricos em fibras solúveis. Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

chá de hibisco

Qual é o chá que a gordura sai na urina? O chá verde, o chá de hibisco e o chá de cavalinha são ótimas opções para quem deseja perder peso e eliminar gordura pela urina.

Colocar um limão em rodelas dentro de uma garrafa de água para ingerir no decorrer do dia; Incluir uma colher de sopa do suco do limão em uma salada de frutas e comer de sobremesa após o almoço ou o jantar; Por raspas da casca de um limão em uma xícara de chá com água quente ou no chá que preferir.