O que pode causar astigmatismo alto?

Perguntado por: rhernandes7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias. Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone.

O astigmatismo alto tem cura através da cirurgia refrativa que pode ser feita quando o paciente atinge 21 anos, ou seja, quando seu grau de astigmatismo não irá mais se desenvolver, e pode fazer com que ele deixe de usar óculos ou lentes de contato, enxergando tudo claramente.

Acredita-se que as causas do astigmatismo estejam relacionadas a uma alteração no formato do olho, que causa uma distorção na imagem formada no cérebro. A córnea de pessoas com astigmatismo é mais ovalada e é isso que causa problemas de visão.

Conforme falamos no início do artigo, a doença do astigmatismo é considerada leve, no entanto, o astigmatismo irregular pode dar origem ao ceratocone que se não tratado pode causar cegueira.

Dessa forma, serão formados múltiplos pontos focais na visão de quem tem astigmatismo quando o desejado é a formação de apenas um ponto focal na retina. Então é por isso que a visão de quem tem astigmatismo fica distorcida, embaçada.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o astigmatismo não tem cura, a condição pode ser corrigida através de medidas adequadas, como por exemplo, óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia a laser.

A boa notícia é que, apesar de muita gente desconhecer, o astigmatismo tem cura. Isso acontece por meio de um procedimento cirúrgico considerado simples, sem necessidade de internação hospitalar. Quem não deseja passar por cirurgia também pode ter uma vida 100% normal aderindo a praticidade das lentes de contato.

Em relação aos graus, os médicos geralmente recomendam a cirurgia para pacientes que tenham até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo.

Então, a resposta é sim! Quem tem astigmatismo poderá usufruir do conforto, liberdade e qualidade de vida que as lentes de contato proporcionam. As lentes de contato para correção do astigmatismo são conhecidas como lentes de contato tóricas e seus nomes recebem o termo adicional: Toric ou Astigmatism.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

É muito importante que o astigmatismo seja tratado, porque caso não seja, pode causar ambliopia, se o problema for somente em um olho. Outrossim, o astigmatismo pode evoluir para ceratocone. Essa evolução acontece quando o olho é coçado constantemente e bruscamente.

Pacientes com astigmatismo podem apresentar maior sensibilidade à luz – fotofobia. Isto acontece em função da irregularidade da córnea, presente no paciente com astigmatismo. Esta irregularidade faz com que os raios de luz penetrem nos olhos através da córnea e atinjam a retina em pontos distintos.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.

Lentes corretivas tratam astigmatismo por contrariar a curvatura desigual da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem: Óculos: pode ser feito com lentes especiais que ajudam a compensar a forma irregular de seu olho. Lentes de contato: como os óculos, as lentes de contato podem corrigir o astigmatismo.