O que pode causar a perda de memória recente?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Entre as causas mais comuns da perda de memória, podemos destacar o envelhecimento. Ainda, pacientes que sofrem de elevados níveis de estresse e ansiedade também podem sofrer dessa perda de memória, assim como pacientes com dificuldades relacionadas ao foco e à concentração.

Vale lembrar que, para que a perda de memória seja considerada preocupante, o paciente deve apresentar alguns sinais, como se esquecer do dia da semana ou ano em que estamos, ou não se lembrar de caminhos e trajetos conhecidos e realizados com frequência.

Condições clínicas. Alterações na saúde podem contribuir para lapsos de memória, como é o caso da presença de tumores, transtornos psiquiátricos, sequelas de acidentes, vício em álcool e uso de drogas.

Os sinais de alerta em pessoas com perda de memória são:

  • Dificuldade em executar atividades diárias habituais.
  • Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência.
  • Sintomas de depressão (perda de apetite, pensamentos suicidas, insônia e lentidão).

Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.

Amnésia é diferente de demência. Embora a demência inclua perda de memória também envolve outros problemas importantes que podem afetar a capacidade do paciente para realizar atividades diárias.

Então confira a seguir uma lista com nutrientes e vitaminas benéficos para memória, concentração e raciocínio.
...
9 nutrientes e vitaminas para memória e concentração

  1. Colina. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

Um apagão. Repentinamente, o cérebro parece confuso, o raciocínio lento e a memória falha. Esses, somados à falta de concentração constante e dificuldade para realizar tarefas simples e cotidianas, são sintomas de um fenômeno comum conhecido como “névoa cerebral”.

Podem ocorrer perdas celulares, inibição da neurogênese e até mesmo morte de neurônios. Estudos relacionam altos níveis de cortisol com um menor volume cerebral e também com danos em funções cognitivas, como problemas de memória.

Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

O Tebonin é indicado quando o médico percebe alterações e sinais em virtude da deficiência do fluxo sanguíneo cerebral, como:

  • Problemas de memória;
  • Função cognitiva;
  • Tonturas;
  • Dor de cabeça;
  • Vertigem,
  • Zumbidos;
  • Estágios iniciais de demências (como Alzheimer e demências mistas).

Ter uma alimentação balanceada e saudável é o único meio comprovado para manter o cérebro ativo e melhorar a nossa memória. Alimentos como feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e até o chocolate, fortalecem os neurônios, melhoram o raciocínio, ativam a memória e podem também prevenir o Alzheimer.

Tipos de perda de memória: temporária e permanente

  • perda de memória temporária é a perda de informação que, após um período sem lembranças, volta ao normal. ...
  • perda de memória permanente acontece quando você perde memória que não é capaz de recuperar.

A ansiedade prejudica a atenção e concentração, dificultando o desempenho no dia a dia. A atenção é uma etapa anterior à memória, e por isto queixas de memória podem ocorrer em transtornos de ansiedade. Pessoas ansiosas são excessivamente receosas, preocupadas e evitam situações que desencadeiam seus temores.

Para a professora da Unifesp, os lapsos de memória, ou “efeito porta”, não significam que a pessoa tenha uma doença mental. “Mas é algo para ficar de olho, porque é incômodo quando você não consegue lembrar as coisas. Isso traz ansiedade e angústia”, completa.

A vitamina B12 é um dos principais componentes para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina age diretamente no cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovial

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

Algumas opções de remédios caseiros para memória são:

  • Chá de Ginkgo biloba. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Chá de açafrão. ...
  • Chá de catuaba. ...
  • Chá de ginseng. ...
  • Chá verde.

Dentre as causas de ocorrência de apagões, apurou-se que são vários os motivos que podem explicar as falhas no sistema de transmissão e geração que acarretam os apagões: falta de investimentos em estrutura e tecnologia; insuficiência de manutenção e de substituição de equipamentos ultrapassados; ausência de sistemas de ...