O que pode causar a leucopenia?

Perguntado por: rbarreto9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A leucopenia é um efeito colateral que pode ocorrer em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos quimioterápicos, imunoterápicos, ou até mesmo, pelo uso de alguns bloqueadores hormonais. Para pacientes em alguma dessas condições citadas, o principal indicativo dessa baixa de glóbulos brancos é a febre.

Os sintomas de leucopenia são variáveis entre indivíduos afetados e dependem da causa e gravidade do problema. A falta de energia, cefaleias, febre e irritabilidade são sintomas comuns. Podem ocorrer mais infeções e feridas na boca. Por vezes, pessoas com leucopenia podem desenvolver desejos por líquidos quentes.

Em alguns casos, a leucopenia pode ser apenas uma variação normal relacionada com a época da vida do indivíduo, mas pode também ser sinal de algum problema de saúde . Agentes químicos (remédios e outros produtos), físicos (raios-X, raios gama, etc.) ou biológicos (vírus , bactérias, etc.)

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

Não existe um sintoma específico. Porém, é preciso tomar cuidado porque níveis muito baixos de leucócitos podem levar a maior risco para infecções. Alguns dados afirmam que uma das principais causas do encaminhamento de pacientes sadios ao hematologista é a falsa leucopenia.

Considera-se leucopenia a contagem total de leucócitos abaixo do limite inferior normal para a população. De maneira geral, a contagem de leucócitos é normal entre 3.500 a 10.500 células/µL, com predomínio de neutrófilos segmentados.

Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.

Granulokine® é uma proteína altamente purificada produzida em laboratório que age estimulando especificamente a produção de neutrófilos (um dos tipos de glóbulos brancos que também são chamados de granulócitos), que ajudam o organismo a se defender contra infecções, principalmente bacterianas.

A deficiência de vitamina B12 leva, portanto, anemia (baixa de glóbulos vermelhos), leucopenia (baixa de glóbulos brancos) e trombocitopenia (plaquetas baixas).

Conheça as principais frutas que ajudam a imunidade e fortalecem seu organismo

  • Laranja;
  • Morango;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Kiwi.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

O paciente com a doença apresenta contagem de leucócitos inferior a 500 neutrófilos/mm3.

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

A linfocitopenia ocorre mais frequentemente por causa da aids e recentemente covid-19, ou desnutrição, mas também pode ser hereditária ou causada por várias infecções, fármacos ou doenças autoimunes. Os pacientes têm infecções virais, fúngicas ou parasitárias recorrentes.

O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Em alguns casos, o tratamento pode incluir tomar um medicamento chamado fator de crescimento que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos brancos saudáveis. O seu médico também pode recomendar outras intervenções para estimular sua medula óssea e fortalecer seu sistema imunológico.