O que pode causar a garganta inflamada?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Ainda segundo Elcio, quando a infecção de garganta não é curada corretamente, a inflamação ataca o músculo cardíaco e acentua os riscos de sopros e aumento do coração. Além disso, é perigoso acometer ainda a membrana que envolve o coração, causando pericardite.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Causa da amigdalite bacteriana
Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Alguns remédios caseiros naturais que ajudam no tratamento da garganta inflamada são:

  • Óleo essencial de melaleuca. ...
  • Chá de gengibre com mel. ...
  • Chá de anis-estrelado. ...
  • Xarope de eucalipto e própolis. ...
  • Gargarejo com água morna e sal. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Suco de romã com mel. ...
  • Chá de hortelã

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:

  1. Calor (aquecimento).
  2. Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
  3. Edema (inchaço).
  4. Hiperestesia (dor ao toque).
  5. Perda de função.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

A amigdalite viral é uma infecção e inflamação na garganta provocada por diferentes vírus, sendo os principais o rinovírus e influenza, responsáveis também pela gripe e resfriado.

Os remédios de farmácia para dor de garganta que podem ser indicado pelo médico são:

  1. Paracetamol. ...
  2. Dipirona. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Nimesulida. ...
  5. Ácido acetilsalicílico. ...
  6. Cloridrato de benzidamina. ...
  7. Amoxicilina.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Principais sintomas da garganta inflamada
Os sintomas mais comuns são a dor constante na garganta, dificuldade e dor na hora de engolir, inchaço, rouquidão, sensação de garganta arranhando, tosse e formação de pus nas amígdalas.

Candidíase na boca e garganta
Em alguns casos, este tipo de candidíase, também pode surgir na garganta, apresentando placas esbranquiçadas e aftas que, normalmente, não provocam dor mas que podem causar um ligeiro desconforto ao engolir.

2 - Laranja: As frutas cítricas como a laranja, possuem uma quantidade considerável de vitamina C, antioxidante e anti-inflamatório responsável por fortalecer o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de enfermidades. O limão também pode ser acrescido nesse grupo e contribuir com a melhora da garganta.