O que pode causar a extinção de uma espécie de ser vivo?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

poluição de águas, ambientes e outras consequências da poluição, como as mudanças climáticas; destruição de ecossistemas com incêndios, construções de hidrelétricas e urbanização; introdução de espécies exóticas (aquelas que não são nativas); caça ilegal e tráfico de animais.

Uma espécie está extinta na natureza quando sua sobrevivência é conhecida apenas em cultivo, cativeiro ou como uma população (ou populações) naturalizada fora da sua área de distribuição natural.

Extinção de fundo e extinção em massa
Normalmente distinguem-se dois tipos de extinções: as extinções de fundo e as extinções em massa.

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Resposta: a) Asteroides, mudanças no nível do mar e correntes, mudança de clima.

o desmatamento, a poluição, o tráfico de animais, a caça predatória, as queimadas, dentre outros.

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos devido a causas naturais, como mudanças climáticas e incapacidade de adaptação a novas condições dos habitats que ocupam.

É ele o responsável por destruir florestas, implantar pastagens, ampliar cidades, poluir o solo, o ar e água, além de vários outros processos que afetam diretamente o meio ambiente e o habitat de diferentes espécies.

A extinção é, sem dúvida, importantíssima para o processo de evolução. Imagine que a extinção dos dinossauros no Período Cretáceo nunca tivesse ocorrido. Será que os mamíferos teriam se desenvolvido de tal maneira? Apesar da extinção do Cretáceo ser a mais conhecida, a maior extinção em massa ocorreu no Permiano.

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

poluição de águas, ambientes e outras consequências da poluição, como as mudanças climáticas; destruição de ecossistemas com incêndios, construções de hidrelétricas e urbanização; introdução de espécies exóticas (aquelas que não são nativas); caça ilegal e tráfico de animais.

Quando uma espécie é extinta, gera desequilíbrio para várias outras, principalmente por causa da cadeia alimentar que perde seu balanço em termos de presas e predadores. Invasão de outras espécies e exploração ilimitada de fatores naturais também são fatores contribuintes para a extinção de animais.

De acordo com a IUCN, são usados muitos critérios para considerar uma espécie como vulnerável.
...
declínio contínuo, inferido, observado ou projetado, ou qualquer um dos:

  • extensão da ocorrência;
  • área;
  • área, extensão ou/e qualidade do habitat.
  • número de locais ou subpopulações;
  • número de indivíduos adultos.

A poluição dos mares, rios e represas e o aquecimento global vêm contribuindo para o perigo de extinção de alguns animais marinhos. Segundo o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), mais de 30 espécies de animais aquáticos invertebrados correm risco de extinção.

Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.