O que pode causar a Creatinofosfoquinase alta?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.

Sua elevação pode acontecer por múltiplos mecanismos (trauma, infarto agudo do miocárdico e exercício físico extenuante, por exemplo) e, a depender da gravidade do quadro e de fatores predisponentes, pode conduzir a quadros de Rabdomiólise e suas complicações, como a lesão renal aguda, associados a alta ...

Outros sintomas são mialgia, fraqueza, mal estar generalizado, febre, taquicardia, hipovolemia e acidúria(4). Arritmias pela hipercalemia também podem ocorrer(6,7).

Segundo o comentarista, a dica para tentar reduzir o CPK é manter uma alimentação equilibrada e atividade física regular, além de evitar excessos na ingestão de álcool.

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis.

Os valores de referência da creatinofosfoquinase (CPK total) são de 32 e 294 U/L para homens e 33 a 211 U/L para mulheres mas podem variar dependendo do laboratório onde é realizado o exame.

CPK (Creatinofosfoquinase)
Os valores de referência para as mulheres ficam entre 33 e 145 U/L, , para os homens entre 32 e 171 U/L (havendo valores mais elevados na infância e adolescência).

Os valores de referência da CPK são entre 30.00 U/L e 200.00 U/L para homens e entre 29.00 U/L e 168.00 U/L para mulheres. Resultados fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico. Valores baixos podem ocorrer em pessoas com baixa massa muscular, desnutridas e idosos.

neurologista

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

A creatinofosfoquinase, conhecida pela sigla CPK ou CK, é uma enzima que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração, sendo solicitada a sua dosagem para investigar possíveis danos a esses órgãos.

os métodos de ensaio para cK total e cK-mB devem ser rastreáveis ao método de referência da ifcc e as medições devem ser realizadas a 37 °c. o limite superior de referência dos resultados de cK total é 150 u/l para mulheres e 200 u/l para homens. para cK-mB, o limite é 24 u/l ou < 6,0%.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares.

O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.