O que pode causar a baixa temperatura do corpo?

Perguntado por: lneves3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.

Em humanos, a febre costuma ser limitada a 39ºC ou 39,5ºC, e a hipotermia se estabiliza entre 34ºC e 35ºC. O paciente volta à temperatura “normal” sozinho.

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre.

Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.

A variação da temperatura ocorre principalmente por mecanismos de feedbacks neurais que podem sofrer influência de diversos fatores, como a prática de atividades físicas, alterações hormonais, temperatura do ambiente, ciclo menstrual nas mulheres e mudanças na alimentação2.

5 doenças e problemas de saúde causados pelas mudanças bruscas de temperatura

  1. Gripe. ...
  2. Problemas cardíacos. ...
  3. Pneumonia. ...
  4. Alergias. ...
  5. Transtorno afetivo sazonal.

Algumas pessoas são mais intolerantes ao frio, ou seja, sentem com mais intensidade quando a temperatura cai. No entanto, a sensação de frio persistente é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando corretamente ou indica alguma doença.

A hipertermia é uma situação que acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal, sendo desencadeada por outros fatores que não estão relacionados ao combate de agentes infecciosos, algo que é característico da febre.

Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.

A hipotermia acontece quando o corpo atinge uma temperatura inferior a 35 °C. A perda de temperatura pode ser muito perigosa se não for controlada a tempo.

A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPOTERMIA
"Temperaturas de 35°C ou menos já configura a chamada hipotermia. A mais frequente é a leve, com temperaturas entre 33°C e 35°C. Abaixo disso, ainda tem a moderada e grave", explica.

Sinal sonoro: indica que o aparelho está pronto a ser utilizado ou que a medição terminou. Auto-verificação automática: caso a mensagem «ERR» apareça no seu visor significa que há algum problema em sua medição. Não utilize seu termômetro, entre em contato conosco!

A temperatura humana ideal é 36,5 C com pequenas variações ao longo do dia. Valores de temperatura de 35,5 a 35,7 em contexto de frio podem representar hipotermia, mas em contexto de temperaturas elevadas e inexistência de infecção podem indicar hipotireoidismo.

Como a temperatura média de um ser humano saudável varia entre 36,1°C e 37,2°C, é normal que, ao longo de um período de sono, o corpo chegue aos 35°C. Além disso, muitos indivíduos podem ficar fora destas faixas e se sentirem bem.

Pode ocorrer quando o ambiente exterior fica muito frio ou a produção de calor do corpo diminui. A hipotermia pode se desenvolver em adultos mais velhos, mesmo depois de um relativamente curto período de exposição ao frio ou uma leve queda na temperatura.