O que pode atrapalhar o sono do bebê a noite?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

5 fatores que mais atrapalham o sono do bebê e da criança

  • Interrupção das vias aéreas – seja por obstrução nasal ou por uma barreira física, como uma fralda ou cobertor por cima do nariz;
  • Problemas gastrointestinais, como refluxo, cólica ou alergias;
  • Dores de causas variadas, como dor de cabeça e de ouvido;

Na criança pequena, pode ocorrer insônia por higiene do sono inadequada, em geral associada a hábitos impróprios, como excesso de estimulação física, mental ou emocional próximo ao horário de recolher-se para dormir e falha no estabelecimento de horário e de rituais para o adormecer.

Diminua a intensidade das luzes e o barulho no mesmo horário diariamente, para que o organismo entenda que está chegando a hora do sono do bebê. Nessa hora você pode recorrer à rede de berço para bebê da MOOUI para começar a deixá-lo relaxado!

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes? Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo.

Quando não respeitamos os sinais de sono do bebê (bocejar, esfregar os olhos, cabelos ou orelhas, perda do interesse no ambiente, olhar parado), ou os forçamos a ficar acordados além de suas necessidades, eles ficam exaustos, chorosos, mal-humorados.

A ausência de um padrão nos horários do sono se deve ao fato de os bebês, até o terceiro mês de vida, não produzirem a melatonina — o hormônio que regula o sono —, conforme explica a neurocirurgiã pediátrica Amanda López. "Essa desregulação é normal e esperada.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

A janela do sono representa o período entre uma soneca e outra, o tempo em que a criança consegue se manter acordada. Essa janela vai aumentando conforme ela cresce; enquanto isso, é primordial compreender os sinais de sono.

Por um breve período, as coisas ficam um pouquinho desreguladas na vida do bebê, como a hora da alimentação e, principalmente, do sono. E, por isso, muitas vezes o bebê acorda de madrugada.

Evitar o uso de telas, principalmente antes de dormir. Televisão e dispositivos móveis são ultra estimulantes e contém uma luz muito forte. Criar um ritual: tomar banho, colocar o pijama, tomar a mamadeira, escovar os dentes, ler uma história, beijo de boa noite, apagar as luzes e ir para a cama dormir.

Converse com o pediatra ou Neuropediatra, dificilmente haverá uma solução mágica, e a maioria dos casos não recebem tratamento medicamentoso, mas a saúde do sono precisa ser avaliada, pois é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Já se sabe que o sono de um bebê é diferente do sono de um adulto, pois o primeiro encontra-se em desenvolvimento. O sono do bebê tem ciclos mais curtos que é aquele dormir e acordar com maior frequência, nos primeiros meses a duração fica em torno de 50 e 60 minutos, por isso que o bebê dorme pouco.

Porque o bebê dorme no colo e acorda no berço? O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.

O que fazer quando o bebê não dorme?

  1. 1) Colo. Colocar o bebê no colo e balançá-lo levemente até que o sono chegue é um método clássico e que funciona.
  2. 2) Canção de ninar. ...
  3. 3) Contar histórias. ...
  4. 4) Iluminação. ...
  5. 5) Estabelecer uma rotina.

Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora. Há também fatores mais pontuais, como problemas respiratórios, questões ambientais, excesso de telas antes de dormir e distúrbios emocionais.

Principais distúrbios do sono infantil e seus sintomas

  1. Desgaste na superfície dos dentes.
  2. Machucados na boca.
  3. Amolecimento dos dentes.
  4. Dores de cabeça ao acordar.
  5. Dor nas articulações da mandíbula.
  6. Movimento involuntário de ranger os dentes durante a noite de sono.
  7. Cansaço.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

O bebê de um mês: os primeiros dias de vida. Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, esse é o momento em que passamos a conhecer o nosso bebê. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase é algo bem complexo e novo.

A Chamomila na forma homeopática é indicada para diminuir a cólica do bebê, melhorar o sono e diminuir a irritabilidade e choro. Colibaby é uma solução em gotas que pode ser dado assim que os sintomas de desconforto do bebê se tornarem evidentes. Não é necessário dar todos os dias.