O que pode atrapalhar o foco?

Perguntado por: lsantana5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Dificuldades de foco e concentração podem ser exacerbadas por problemas de saúde física ou mental. Em alguns casos, tratar condições como depressão, ansiedade, peso corporal pouco saudável ou inflamação crônica pode resultar na melhora do foco.

Perda de foco é um dos primeiros efeitos colaterais da ansiedade. Não que ela tire sua atenção, pelo contrário. A ansiedade deixa a pessoa mais ligada, hiper-ativada. Basta lembrar como funciona sua mente quando você está ansioso.

Então, confira a seguir 7 estratégias e dicas de como manter o foco no trabalho!

  • Aprenda a dizer não.
  • Ensaie mentalmente sua tarefa.
  • Mantenha sua energia pra cima.
  • Não seja multitarefa.
  • Aumente sua força de vontade.
  • Aprenda como manter o focor no automático.
  • Crie um ambiente favorável.

Concentre-se no que realmente importa
Manter o foco é mais do que apenas cumprir tarefas. É uma abordagem ao trabalho que pode ajudar a evitar distrações constantes, tomar responsabilidade sobre o seu tempo e proteger-se contra o esgotamento psicológico.

7 dicas para conseguir se concentrar e ser mais produtivo

  1. Organize suas atividades diárias e entenda seu propósito. ...
  2. Planeje intervalos durante o dia. ...
  3. Faça exercícios de mindfulness. ...
  4. Elimine as distrações. ...
  5. Defina prioridades. ...
  6. Separe um tempo só para responder mensagens. ...
  7. Faça uma coisa de cada vez.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Esquecimentos eventuais, especialmente em momentos de muito cansaço ou estresse emocional, costumam ser aceitáveis. Quando há comprometimento das atividades de vida diária, com queda no rendimento e performance no trabalho e no ambiente acadêmico, faz-se necessário uma avaliação com um médico neurologista.

Simplesmente mudamos nossa atenção de uma tarefa para outra muito rapidamente, o que poderia ter consequências no funcionamento de nosso cérebro. Quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, a pessoa fica com uma sensação de sonolência e desorientação.

Então acompanhe agora mesmo nosso post:

  1. Saiba recusar o que não agrega valor. ...
  2. Estabeleça uma rotina de trabalho. ...
  3. Tenha um local de trabalho limpo e organizado. ...
  4. Mantenha um controle das suas tarefas. ...
  5. Focado | Dedique-se a uma tarefa por vez. ...
  6. Trabalhe em um ambiente sem interrupções.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Uma das principais comorbidades relacionadas ao TDAH é o transtorno por uso de substâncias (TUS), que inclui dependência de álcool e outras drogas. Diversos estudos indicam a existência dessa conexão.

De forma geral, os sintomas do TDAH são comportamentais, abrangendo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Nem sempre a pessoa vai sofrer com todos eles ao mesmo tempo – é possível que um paciente com TDAH tenha sintomas de desatenção, mas não de hiperatividade, por exemplo.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Quando uma pessoa é mais devagar, lenta e demora muito tempo para começar ou terminar uma tarefa, nós também dizemos que ele sofre de morosidade. Logicamente que todos têm seu próprio tempo, entretanto, na maioria das vezes, essa vagareza para fazer as coisas pode ser bem prejudicial para a vida pessoal e carreira.

Causas e fatores de risco
Infecções. Hipoglicemia. Baixa oxigenação. Estresse ou ansiedade elevados.

Isso é muito comum em quadros de ansiedade, estresse e depressão. As pessoas estão vivendo uma fase de excesso de preocupação com o trabalho e a saúde - e estão sem condições de focar em algo como leitura", explicou.

Prática - Não estude só o que você mais gosta, porque isso vai aumentar a distância com aquela matéria com a qual não tem afinidade. Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes.