O que pode atrapalhar a vida profissional?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Esquecer compromissos, prazos de entrega, ter um ambiente de trabalho caótico e uma metodologia confusa são atitudes e posturas que podem atrapalhar o seu desempenho profissional.

7 Vilões que atrapalham o desenvolvimento pessoal e profissional

  • Má gestão do tempo. Uma gestão do tempo ineficaz pode atrapalhar seu desenvolvimento de modo significativo. ...
  • Desmotivação. ...
  • Comodismo. ...
  • Querer agradar sempre. ...
  • Não acreditar em si mesmo. ...
  • Falta de autoconhecimento.

A falta de um bom networking
Sem uma boa rede de contatos dentro da empresa, na qual você pode recorrer sempre que precisar de ajuda, vai ser difícil ter crescimento profissional. Isso pois, profissionais que acreditam que conseguem fazer tudo sozinhos não desenvolvem o trabalho em equipe.

Aspectos subjetivos ou questões pessoais podem contaminar a análise e levar a um quadro que não condiz com a realidade daquele colaborador. Também é necessário ter maturidade e inteligência emocional para, além de avaliar de maneira justa, conseguir dar um feedback construtivo.

Pressão excessiva, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, falta de reconhecimento e liderança fraca são os aspectos mais determinantes para os funcionários estarem insatisfeitos com a sua qualidade de vida no trabalho.

Importante pensarmos que as atitudes que tomamos no calor ou fervor das emoções podem trazer grandes prejuízos a quem nos cerca e a nós mesmos.

  • Sobre o Crescimento Profissional.
  • 1 – Crítico Interno.
  • 2- O Tempo.
  • 3 – Medo do Fracasso.
  • 4 – Falta de Oportunidade.
  • 5 – Não Saber o Que Quer.

A falta de concentração pode surgir devido a diversos fatores. Cansaço mental, desinteresse no trabalho e ambiente profissional turbulento são alguns exemplos. A melhor forma de solucionar essa questão é identificando a fonte do que te causa desconcentração e encontrar uma forma de superá-la.

Falta de foco ou tempo. Muitas pessoas podem usar a falta de tempo como desculpa para não dar a atenção necessária à carreira. Entretanto, é mais provável que a dificuldade em questão seja a inabilidade de definir prioridades e manter o foco nas atividades que precisam ser feitas.

7 obstáculos que atrapalham o seu desenvolvimento pessoal

  • Confiar em metas indefinidas. ...
  • Atribuir muito peso às críticas dos outros. ...
  • Desistir cedo demais. ...
  • Esperar por resultados imediatos. ...
  • Duvidar de sua capacidade. ...
  • Deixar o medo direcionar suas decisões. ...
  • Relegar sua responsabilidade pessoal aos outros.

Vários comportamentos podem sujar a imagem de um profissional e ele nem percebe isso. Apatia, cansaço constante, falta de ânimo ou iniciativa e até mesmo uma feição de cansado ou emburrado podem ser tipos de comportamentos mal vistos em organizações, independente de seu tamanho.

Veja quais são eles:

  • Falta de gestão. Sua empresa possui um modelo de gestão? ...
  • Não ter planejamento jurídico e empresarial. ...
  • Falta de mão de obra qualificada. ...
  • Não ter fluxo de caixa. ...
  • Falta de cultura organizacional. ...
  • Não ter um plano de carreira e cargos e salários. ...
  • Confundir investimentos com custos.

Os fatores internos estão ligados ao ambiente de trabalho, a equipe, ao chefe, as condições físicas do local de trabalho, ao salário, a possibilidade de crescimento profissional e outros; já os fatores externos, são referentes a saúde psíquica do trabalhador, relacionamento interpessoal e familiar, os quais influem no ...

Carga excessiva de trabalho, má alimentação, sedentarismo, falta de sono, horas diárias em congestionamentos, escassos momentos de lazer: essa atmosfera permeia a rotina de muitos habitantes das principais capitais brasileiras.

Como enfrentar a autossabotagem

  1. Tenha seus objetivos em mente de forma clara e objetiva. É preciso que saibamos exatamente o que queremos. ...
  2. Se mantenha motivado. ...
  3. Analise seus comportamentos. ...
  4. Busque ser paciente. ...
  5. Entenda que nada na vida vem fácil. ...
  6. Procure ajuda profissional. ...
  7. Acredite que é possível.

O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar rupturas nas relações amorosas, com familiares e de amizade. A falta de tempo investido pode afetar as relações e causar ou agravar um quadro de depressão.

É importante encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Só assim você terá condições de exercer as atividades com satisfação e de maneira produtiva. O excesso de dedicação ao trabalho, sem dar um tempo para cuidar de você e da sua família, pode ser um risco para a saúde e para a carreira.

Qual foi, até hoje, o seu maior desapontamento profissional? Diga lá o que disser, nunca pode mencionar algo que estivesse sob o seu controlo direto. Demonstre espírito de aceitação e evite negativismos.

Para conseguir focar e colocar em prática os planos da carreira profissional é preciso ter uma vida saudável. Praticar exercícios regularmente, comer alimentos saudáveis e dormir bem proporciona bem-estar, ânimo, disposição e energia para levantar todos os dias e fazer as tarefas do trabalho.

Crescimento profissional não significa apenas promoções, melhores salários, bônus, novos cargos, oportunidades e reconhecimento. É também um conjunto de ações para desenvolver novas habilidades, aumentar o conhecimento, ganhar mais experiência e manter-se atualizado com o mercado e suas tendências.

Desafios pessoais são objetivos ou situações que uma pessoa se propõe a superar, com o objetivo de alcançar uma meta ou conquista pessoal. Esses desafios podem ser relacionados a diferentes áreas da vida, como carreira, saúde, relacionamentos, finanças, educação, entre outras.

Conta histórias recentes da tua experiência. Em primeiro lugar é importante referir um exemplo recente na história profissional. Se tens uma longa trajetória laboral, falar de um episódio que decorreu no início da tua carreira profissional não será vantajoso.