O que pode atrapalhar a concentração?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros.

Fatores médicos. Dificuldades de foco e concentração podem ser exacerbadas por problemas de saúde física ou mental. Em alguns casos, tratar condições como depressão, ansiedade, peso corporal pouco saudável ou inflamação crônica pode resultar na melhora do foco.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Como melhorar a concentração com 5 técnicas cientificamente comprovadas

  1. 1 – Uma coisa de cada vez. Ao contrário do que muita gente pensa, executar várias tarefas ao mesmo tempo não significa boa produtividade. ...
  2. 2 – Faça exercícios físicos. ...
  3. 3- Busque a distração. ...
  4. 4 – Um solzinho às vezes faz bem! ...
  5. 5- Relaxe.

Como posso diminuir a minha falta de atenção e concentração?

  1. Arrume a sua mesa de trabalho. Seja no trabalho presencial ou no home office, um ambiente desorganizado pode ser um verdadeiro gatilho para desviar a atenção. ...
  2. Tenha momentos de descanso. ...
  3. Mantenha o seu celular no modo silencioso. ...
  4. Estabeleça prioridades. ...
  5. Planeje.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

É mais difícil prestar atenção em um assunto ou em linguagens desconhecidas ou desconectadas da nossa realidade, não é mesmo? Além disso, cansaço, fome, estresse e estímulos externos também podem afetar a capacidade de concentração.

Simplesmente mudamos nossa atenção de uma tarefa para outra muito rapidamente, o que poderia ter consequências no funcionamento de nosso cérebro. Quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, a pessoa fica com uma sensação de sonolência e desorientação.

5 alimentos que te ajudam a ter mais foco e concentração

  • 1 – Frutas vermelhas.
  • 2 – Cúrcuma.
  • 3 – Abacate.
  • 4 – Peixes.
  • 5 – Nozes, castanhas e afins.

As causas variam entre estresse, tensão, depressão, fadiga e podem ser também originárias da infância. Abaixo, você vai ver algumas razões para a dificuldade de concentração.

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

Adderall
Tem efeito semelhante à Ritalina, porém é mais potente; Usado para: aumentar a atenção e a concentração, facilitar a memória e o aprendizado; Efeitos colaterais: ansiedade, impulsividade, arritmia, insônia e até risco de dependência com uso excessivo.

7 dicas de como manter o foco

  1. Aprenda a dizer não. Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. ...
  2. Ensaie mentalmente sua tarefa. ...
  3. Mantenha sua energia pra cima. ...
  4. Não seja multitarefa. ...
  5. Aumente sua força de vontade. ...
  6. Aprenda como manter o focor no automático. ...
  7. Crie um ambiente favorável.

Existem estimulantes naturais para memória e concentração através de fórmulas que incluem vitaminas e minerais mais do que essenciais para o cérebro funcionar bem, tais como vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina E, vitamina C, zinco e outros.

Fazer exercícios aeróbicos, que aumentam a vascularização cerebral, consumir alimentos que garantem um fluxo regular de energia para o cérebro é um pré-requisito básico. A primeira coisa a ser levada em conta, quando se quer um cérebro funcionando melhor, é que ele precisa ser bem alimentado e bem cuidado.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Alguns fatores que podem afetar os níveis da atenção são o cansaço, a fadiga, altas temperaturas, consumir drogas ou outras substâncias, além de vários outros fatores. Os estados excessivos de atenção (típico de estados delirantes) são conhecidos como hiperprosexia.

Vários fatores podem influenciar a atenção, como o contexto no qual o indivíduo está inserido, as características dos estímulos, expectativa, motivação, relevância da tarefa desempenhada, estado emocional, experiências anteriores (Davidoff, 1983; Cortese, Mattos & Bueno, 1999).

Concentração é a capacidade de manter o foco naquilo que você está fazendo. Atenção é perceber os detalhes e nuances do que está sendo feito.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.