O que pode atrapalhar a cicatrização de uma cirurgia?

Perguntado por: emota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Fatores sistêmicos (ligados ao indivíduo): fatores nutricionais, como a carência de proteínas, vitamina A, vitamina C e Ferro; presença de doenças associadas, como diabetes e doenças autoimunes; uso de medicamentos, como corticoides e imunossupressores, e o tabagismo.

Como acelerar a cicatrização? Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Por outro lado, os alimentos embutidos e as carnes vermelhas gordas devem ser evitadas. Carne bovina e gordurosas tem alto potencial inflamatório, produzindo efeitos deletérios na lesão. Embutidos como salsicha, bacon, presunto, linguiça, peito de peru, mortadela, entre outros.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos.

Esse poder é tão eficiente, que estudos já comprovaram que uma ferida na boca pode cicatrizar 5 vezes mais rápido do que se estivesse em outro lugar do corpo.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Uma dieta equilibrada, com proteínas, carboidratos e gorduras, também ajuda a acelerar a regeneração da pele. A utilização da Membrana Regeneradora Porosa Membracel acelera a cicatrização da região lesionada, pois promove o ambiente ideal para o desenvolvimento do tecido de granulação.

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja. Consumi-las uma vez ao dia já contribui significativamente para a sua recuperação. Por meio da vitamina C, é possível aumentar sua imunidade e com isso, o seu corpo aumenta a agilidade para cicatrizar ferimentos.

Os principais exemplos de frutas vermelhas que auxiliam a cicatrização incluem amora, açaí, cranberry, framboesa, goji berry, mirtilo e morango, entre outros.