O que pode anular a gravidade?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Não se pode simplesmente “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em quadrinhos. A Nasa e outras agências espaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre.

A fraqueza da força gravitacional sempre foi uma pedra no sapato da física. É o que os cientistas chamam de "questão hierárquica": a gravidade é dezenas de milhões de bilhões de vezes mais fraca do que seria de se esperar no chamado modelo padrão da física de partículas.

Não. Até onde sabemos a manipulação da gravidade é fisicamente impossível. A gravidade é a deformidade do espaço-tempo causada pela massa. O que fazemos constantemente é manipular a "força G" em montanhas russas (e outros brinquedos), nos aviões e máquinas simuladoras de força G, nos objetos em órbita, etc…

Força forte (ou interação nuclear forte)
Ela tampouco pode ser observada por nós, pois atua em nível subatômico, mas sua intensidade é impressionante: é 6 mil trilhões de trilhões de trilhões (ou seja, 39 zeros depois de 6) vezes mais forte do que a da gravidade.

Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

A rigor, o campo gravitacional ou gravidade de qualquer astro será nulo apenas quando a distância r ao centro do astro tender para infinito. Assim, r² tenderá para infinito e estaremos dividindo GM por infinito, o que vai para zero.

Gravidade zero
A gravidade costuma ocorrer em aeronaves e naves espaciais. A sensação de ausência de gravidade é sentida por alguém quando está em queda livre.

Quando o avião ultrapassa o topo desta parábola, a força centrífuga exercida no avião, e no que estiver dentro dele, cancela a força gravitacional. É então que acontece a sensação de gravidade zero, que na verdade é uma microgravidade, pois somente as forças gravitacionais desprezíveis estão presentes.

força gravitacional

O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo. Teoria: Vemos na tabela que cada força está associada a uma teoria física.

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

A gravidade afeta, por exemplo, a força dos nossos ossos e músculos. Afinal, o papel deles é justamente combater o peso do nosso corpo e nossa tendência natural à horizontalidade. Em gravidade zero os músculos já não precisam fazer tanta força pra se movimentar e tendem a atrofiar.

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto.

Uma pessoa normal pode aguentar até 17 g, durante alguns minutos, sem perder a consciência.

Teoria da Gravitação Universal
Ele descobriu que a gravidade atua sobre toda a matéria e é uma função da massa e da distância. Dessa forma, todo objeto atrai qualquer outro objeto com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

A razão pela qual a gravidade o puxa em direção ao solo é que todos os objetos com massa, como a nossa Terra, na verdade dobram e curvam a estrutura do universo, chamada de espaço-tempo. Essa curvatura é o que você sente como gravidade.

Gravidade no espaço
Todo objeto no espaço exerce gravidade, e está sendo atraído para algo mais massivo. Consequentemente, todo lugar do universo está sujeito às influências gravitacionais, pelo menos é o que sabemos até agora. Mesmo muito longe de qualquer objeto, a deformação poderá ser sentida.

E conseqüentemente chegarão ao chão no mesmo intervalo de tempo. A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo.

Gravitação universal é uma lei, demonstrada por Isaac Newton, que relaciona a força de atração entre o Sol, os planetas e outros corpos celestes no Sistema Solar. O Sistema Solar é regido pela lei da gravitação universal.

9,807 m/s²

Dois corpos atraem-se por uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”