O que pode alterar a bioimpedância?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

HIDRATAÇÃO e DESIDRATAÇÃO Avaliações em níveis de água raramente baixos podem alterar a leitura, portanto hidrate-se bem no dia anterior ao exame. MEDICAÇÃO Alguns medicamentos diuréticos podem alterar os resultados. URINAR Urinar antes da realização do exame.

Como garantir resultados exatos

  1. Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
  2. Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.
  3. Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
  4. Não passar creme nos pés ou nas mãos.

A quantidade de água ingerida interfere diretamente no exame, devido a reactância, portanto, ingerir água em períodos próximo ao exame vai causar alteração nos resultados.

Porém, a bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, de acordo com alguns estudos.

A pesagem feita pela balança de bioimpedância é um método de avaliação não invasivo, prático e rápido para ser executado, exige pouca manutenção do equipamento e possui margem de erro entre 2 a 3% para porcentagem de gordura corporal.

Urinar 30 minutos antes do teste; O melhor período para a mulher ser avaliada é no meio do ciclo menstrual, onde a retenção hídrica é menor (do 7º ao 21º dias do ciclo); Quando for repetir o teste, procure fazer sempre no mesmo período do dia. *Na clínica o exame é realizado no período da manhã, com agendamento prévio.

Olá, para a realização do exame de bioimpedância para avaliação da sua composição corporal, é sugerido que o paciente não pratique atividade física nas últimas 12h, pois pode levar a alguma alteração nos valores de taxa metabólica basal.

Antes de realizar a avaliação evite, pelo menos, 12 horas antes:

  • Consumir bebida alcoólica.
  • Cafeína.
  • Praticar qualquer tipo de atividade física.
  • Ingerir alimentos com excesso de sal ou fora da sua rotina alimentar.

Para diminuir o percentual de gordura, o mais indicado é entrar em déficit calórico. Para se ter um déficit calórico, é necessário consumir menos calorias pela dieta e aumentar o gasto calórico com o treinamento físico.

Os protocolos são importantes porque a bioimpedância usa correntes elétricas para inferir a composição corporal. Essas correntes usam a água do corpo para fazer a medição e, se a pessoa estiver desidratada, os resultados do exame podem ser alterados.

Para citar algumas doenças comumente diagnosticadas por ele, pode-se mencionar a obesidade, osteoporose, andropausa, diabetes, distúrbios da puberdade e distúrbios menstruais.

ACESSÓRIOS Não é permitido fazer o exame portando: relógio, anel, aliança, pulseira, colar, brinco, piercing etc... CAFÉ, CHÁ, ÁLCOOL E OUTROS Não ingerir café, chás, álcool, bebidas efervescentes, bebidas energéticas ou diuréticos durante as 24 horas antecedentes à avaliação.

Se for um único café no dia anterior ao exame não vai fazer muita diferença não. Pode ir fazer tranquilo!

Estar de jejum de 2 horas (incluindo água e outros líquidos) antes do exame; Usar roupas leves, como legging, shorts, tops, biquínis para facilitar a realização do procedimento.