O que pode agravar a cistite?

Perguntado por: ocortes9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Alterações na alimentação: alguns alimentos e bebidas podem agravar os sintomas e, por isso, devem ser evitados. Os mais conhecidos são: café, álcool, adoçantes, pimenta, bebidas ácidas.

Infecção na bexiga – Cistite

  1. Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade;
  2. Sensação de queimação ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina;
  4. Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
  5. Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga;
  6. Febre até 38ºC.

O tratamento da cistite varia de acordo com a causa do problema. Porém, em todos os tipos, é recomendado a ingestão de líquidos e urinar com frequência. Seria como uma tentativa de “lavar” a bexiga. Infecção bacteriana: os antibióticos são a primeira linha de tratamento da cistite quando ela é causada por bactérias.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite.

O tratamento natural para cistite pode ser feito com o consumo de chá, infusões e alimentos ricos em água que proporcionam o aumento da produção de urina, facilitando a eliminação da bactéria e a melhora dos sintomas.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

O tratamento para a cistite consiste no uso de antibióticos, antiespasmódicos, analgésicos e antissépticos, os quais devem ser prescritos pelo urologista.

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

A cistite é um problema de saúde desencadeado por bactérias que se alojam na bexiga, um órgão do sistema urinário que atua armazenando a urina antes de sua eliminação. A cistite é uma inflamação e/ou infecção da bexiga urinária que causa, entre outros sintomas, dor na região pélvica.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

Se a dor na bexiga estiver mantendo você acordado, experimente dormir com uma garrafa de água quente na parte inferior do abdômen. Enrole a garrafa em uma toalha para ela não machucar ou queimar a sua pele. As almofadas térmicas são uma boa opção para usar durante o dia, mas são perigosas de usar enquanto você dorme.

Gino-Canesten® creme vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias.

O tratamento para a cistite deve ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser indicado o uso de antibióticos como Ciprofloxacino, Amoxicilina ou Doxiciclina, que deve ser usado de acordo com a indicação do médico.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

Pyridium é um analgésico com atuação trato urinário, sendo indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

Quando a infecção urinária recorrente não é tratada pode atingir outros órgãos do trato urinário, espalhar-se pelo organismo e se tornar uma infecção generalizada. Por exemplo, se atingir o rim, pode evoluir para uma pielonefrite, que pode ser fatal.