O que pode afetar o desenvolvimento do bebê?

Perguntado por: areis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Portanto, pode-se dizer que o crescimento sofre algumas influências, tais como: fatores intrínsecos: genéticos, metabólicos e malformações; fatores extrínsecos: dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança.

Se seu bebê não responde a estímulos e mesmo com o passar dos meses, passos simples do desenvolvimento do bebê não estão acontecendo como sorrir, se virar, engatinhar, o pediatra irá acompanhar e indicar ao especialista competente a realizar exames avaliatórios para investigar um possível atraso psicomotor.

O que é atraso de desenvolvimento? Quando uma criança não atinge o que chamamos de marco da idade, ela pode estar com atraso de desenvolvimento. O problema é caracterizado quando, por exemplo, uma criança de 2 anos e meio não forma pequenas frases simples.

Sendo assim, dificuldade escolar, quadros de dores de cabeça, gagueira, atraso na fala, ansiedade ou dificuldade para dormir também podem ser sinais de que está na hora de levar o seu filho ao especialista.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que previne malformação fetal, como lesões neurológicas, fissura labial, paralisia da parte inferior do corpo e hidrocefalia. A falta dele também pode levar à morte do feto.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação. 2O peso da mulher durante e até mesmo antes da gestação influência diretamente no peso do bebê. 3Comer muito faz com que o bebê ganhe peso, porém é preciso manter uma alimentação saudável.

O que realmente afeta as crianças são comportamentos como gritos e demonstrações mútuas de raiva diante dos filhos, ou quando um cônjuge ignora o outro constantemente.

O atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ocorre quando o bebê não adquire habilidades, como andar, falar ou reconhecer pessoas na idade esperada. Ele pode se apresentar em um comprometimento apenas da fala ou como um atraso global, como na paralisia cerebral e no autismo (Transtorno do Espectro Autista — TEA).

Atenção para alterações no comportamento

  1. Tristeza o tempo todo.
  2. Preocupações ou medos recorrentes.
  3. Obsessões ou hábitos compulsivos que interferem no cotidiano.
  4. Agressividade frequente.
  5. Queixas físicas frequentes, como dores de barriga ou cabeça.
  6. Problemas de sono.

Eletroencefalograma (EEG) Infantil: Entenda como esse exame pode ajudar a diagnosticar possíveis transtornos e atrasos no desenvolvimento na infância.

No período pré-natal, são alguns fatores de risco: o tabagismo, o consumo de álcool – mesmo em poucas quantidades –, a idade avançada da mãe e a multiparidade. Além disso, a não-realização de acompanhamento médico no período pré-natal é uma das maiores causas para a ocorrência de atraso no desenvolvimento em crianças.

Essa diminuição do tônus muscular, de acordo com o médico, não é um problema de saúde em si, mas um sintoma de doenças do cérebro, da medula, dos nervos ou dos próprios músculos. Essas chateações se dão normalmente por falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas.

O atraso do desenvolvimento está associado a várias condições da infância, desde a concepção, gravidez e parto, decorrentes de fatores adversos como a subnutrição, agra- vos neurológicos, como a encefalopatia crônica da infância (paralisia cerebral), e genéticos, como a síndrome de Down.

Alguns sintomas do autismo podem ser bastante sutis em bebês. Aos 6 meses de idade, por exemplo, elas podem não ter um sorriso social recíproco, ou seja, não retornam o sorriso dos pais. Além disso, podem ter dificuldade em fazer contato visual, ou seja, não fixam o olhar por muito tempo e não acompanham os movimentos.

Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.

  • Definição de distúrbios do desenvolvimento.
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do espectro autista.
  • Dislexia.
  • Deficiência intelectual.
  • Distúrbios de aprendizagem.
  • Síndrome de Rett.

Embora a causa da maioria dos defeitos congênitos permaneça desconhecida, diferentes pesquisas sugerem que fatores genéticos e ambientais aumentam o risco para o desenvolvimento de malformações congênitas dos fetos. Entre eles, a exposição à radiação, uso de medicamentos, álcool e drogas, durante a gestação.