O que pode acontecer se você não utilizar o resistor junto com o LED?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Utilizando um resistor de valor 220 ohm, por exemplo, reduzimos a corrente do circuito para trabalhar nos valores que o LED suporta. Sem o resistor, a corrente que passa pelo LED seria muito grande e acabaria queimando ele.

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica.

Os resistores apresentam uma resistência superior a outras peças, como é o caso de cabos e trilhas que fazem parte do circuito elétrico. Eles fazem uma espécie de tensão que acaba reduzindo o fluxo da corrente elétrica que passa pelo circuito, ocasionando assim, a queda de tensão.

CUIDADO: A corrente que passamos pelo LED não pode ser maior que 20 miliamperes, de modo que você deve colocar um resistor em série com ele para limitar a corrente elétrica. Sendo um diodo, o LED tem polaridade, isto é, uma das pernas é polo positivo e a outra é polo negativo. O polo positivo é a perna mais longa.

Você pode ligar um resistor tranquilamente pois ele não tem lado positivo ou negativo, ou seja, tanto faz o lado que é conectado.

Então o correto é calcular individualmente um resistor para cada um dos LEDs. Convertendo os 20mA (miliamperes) do LED para amperes dariam 0,02 A (amperes). Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 350 ohms você pode usar um de 470 ohms.

O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.

Como é na linha de 12v, você pode ligar 3 ou 4 leds em série, dependendo do led. Em paralelo você pode ligar muitos, já que uma boa fonte fornece uns 50A ou mais na linha de 12v e um led consome cerca de 20mA.

Chuveiros elétricos, filamentos de lâmpadas incandescentes e outros equipamentos que geram calor são exemplos de uso de resistores. Eles também são usados em estufas térmicas, fornos elétricos, secadores de cabelo e ferros de passar roupas, entre outras aplicações.

Diferença entre resistência elétrica e resistor elétrico
É importante saber que a resistência elétrica é a propriedade que os materiais possuem para dificultar a passagem da corrente elétrica. Enquanto que o resistor é o dispositivo que utiliza esta propriedade a fim de transformar energia elétrica em energia térmica.

Uma das principais vantagens da ligação em série é que, com a associação dos resistores, é possível aumentar a resistência total do circuito. Por outro lado, a desvantagem, como vimos, é que quando um ponto não funciona isso interrompe os demais.

Tipos de Resistores
São exemplos potenciômetros, LDR (light depend resistor), PTC (coeficiente de temperatura positivo), NTC (coeficiente de temperatura negativo), Magnetorresistores, reostato, dentre outros.

A reposta é bem simples, o resistor não tem um lado positivo e um lado negativo, não há um lado certo ou uma polaridade determinada para ligar um resistor em um circuito. Portanto, você pode inverter o resistor que resistência elétrica continuará a mesma.

O LED tem polaridade, ou seja, tem o terminal negativo, e o terminal positivo. O terminal negativo tem o nome de Catodo e o terminal positivo tem o nome de Anodo.

A corrente que percorre um LED é diretamente proporcional à luz emitida, ou seja, LEDs de alto brilho drenam mais energia da fonte, no entanto, o brilho de um LED pode ser controlado pela corrente que circula por ele, se inserirmos um trimpot (resistor ajustável), teremos um dimmer controlando a intensidade de ...

Por meio de um código de cores, é possível determinar a resistência dos resistores com base na interpretação das faixas de cor gravadas nesses dispositivos. Muito utilizados em circuitos eletrônicos, os resistores feitos de carvão apresentam resistências variadas, que são identificadas por um código de cores.