O que pode acontecer se uma pessoa sofrer uma lesão no cerebelo?

Perguntado por: eazambuja7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O cerebelo é a parte do cérebro mais envolvida na coordenação de sequência de movimentos. Controla também o equilíbrio e a postura. Qualquer fator que lesione o cerebelo pode causar perda de coordenação (ataxia).

A lesão cerebral pode ter efeitos sérios e ao longo da vida no funcionamento físico e mental, incluindo perda de consciência, memória e/ou personalidade alterada e paralisia parcial ou completa.

Para controle da hiperexcitabilidade cerebelar são usados medicamentos como riluzol. Para favorecer o equilíbrio de neurotransmissores são prescritas drogas como amantadina, buspirona, gabapentina, pregabalina, lamotrigina e topiramato. O acompanhamento neurológico é fundamental.

É possível viver sem o cerebelo e sem a medula espinhal e também sem alguns nervos periféricos, desde que não sejam os que controlam o diafragma ou órgãos internos vitais.

O termo cerebelo significa “pequeno cérebro". Essa estrutura é a segunda maior do encéfalo e sua função primordial é relacionada com a motricidade somática, é responsável pelo equilíbrio, controle do tônus muscular, coordenação motora.

cerebelo

Ele também controla os movimentos. O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.

O cerebelo é um órgão do sistema nervoso. Ele é encontrado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas.

As principais sequelas causadas pelo AVC são: Fraqueza ou dificuldade com os movimentos (controle motor): Perda da capacidade de sentir o tato, dor, temperatura ou a noção de posição do corpo; Perda de força nos membros, que geralmente afeta um lado do corpo.

É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

A lesão cerebral pode ser definida como um dano cerebral independentemente da idade inicial. As lesões cerebrais podem produzir uma deficiência significativa à pessoa que sofre a doença e pode causar várias formas de déficits e sintomas cognitivos como a atenção, a memória ou a disfunção motora.

Neste caso, uma das possibilidades de tratamento é com imunoglobulina intravenosa. No caso da leitora, a ataxia (problema neurológico que afeta a coordenação muscular e pode causar desequilíbrio) pode ser uma sequela do processo. Fisioterapia direcionada à coordenação motora pode ajudar, explica a neurologista.

Ele recebe informações sensoriais dos músculos, articulações e órgãos do ouvido interno para criar uma representação precisa da posição do corpo. Com base nessas informações, o cerebelo calcula ajustes necessários nos músculos esqueléticos para manter a postura e o equilíbrio adequados.

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.

Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Basicamente, funciona como um centro de correio postal, recebendo informação das áreas periféricas sobre o estado da musculatura (se está contraída ou relaxada, por exemplo), do córtex cerebral e outras áreas de controle motor sobre a sequência de movimentos que se almeja.