O que pode acontecer se não tratar a candidíase?

Perguntado por: amota . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Somente deve ser tratada se houver um aumento da quantidade de candida e o desenvolvimento de sintomas como corrimento, ardor, coceira, dor na relação sexual, fissuras vaginais. O não tratamento da candidiase não provoca uma doença grave mas o desconforto dos sintomas pode ser intolerável e insuportável.

Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.

A candidiase pode se curar sozinha ? Pode sim. A candidíase geralmente ocorre por um desequilíbro de flora vaginal e pode acontecer sim de melhorar sem uso de medicações.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

O tempo de tratamento da candidíase feminina pode variar de 1 a 14 dias dependendo do tipo de remédio usado, e deve sempre ser feito com orientação do médico. Veja outras opções de tratamento para candidiase feminina.

Clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes do planeta, mas muitas vezes é confundida com a candidíase. Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

Apesar de todo o tratamento realizado, pode ser que, em alguns casos, novos episódios de candidíase se repitam, isso porque a recorrência da doença está muito ligada ao estilo de vida da paciente.

Candidíase por fatores emocionais
Trata-se de um processo infeccioso inflamatório que gera coceira, ardência ao urinar e um corrimento branco pastoso. Alguns fatores podem provocá-la, como: excesso de limpeza, medicações, calcinhas apertadas e também as questões emocionais.

O que fazer: ao surgirem os sintomas é necessário consultar um ginecologista para avaliar a história clínica, fazer exame ginecológico e, em alguns casos, realizar exames de sangue. O médico poderá receitar medicamentos específicos, dependendo do tipo de infecção, porém é importante manter hábitos de higiene adequados.

Apesar de não ser considerada doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida durante as relações sexuais. Mulheres e homens podem desenvolver a infecção, mas a candidíase não se dá por contaminação exclusivamente sexual. Geralmente, está associada à queda de imunidade.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Candidíase. Como é o corrimento: não apresenta odor. É espesso (com aparência leitosa), de cor branca e costuma vir acompanhado de coceira e ardor.

A candidíase não tem cheiro, mas quando a paciente está candidíase, significa que está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar. Geralmente, os sintomas são coceira e um corrimento que forma uma nata de leite.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter um corrimento branco, espesso, que lembra o queijo cottage. Os sintomas da candidíase podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

A médica recomenda evitar o uso de buchas, cotonetes ou outros materiais que podem machucar a pele da região vaginal.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.