O que pode acontecer se não tratar a ansiedade?

Perguntado por: dbarbosa2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Conheça os problemas mais comuns desencadeados pela ansiedade:

  • Preocupação excessiva. Uma das características mais comuns da ansiedade é preocupar-se demais com tudo, inclusive com assuntos triviais. ...
  • Tensão muscular. ...
  • Problemas digestivos. ...
  • Insegurança. ...
  • Problemas para dormir. ...
  • Comportamentos compulsivos.

Fatores ambientais. Traumas e eventos estressantes podem contribuir para o aumento da ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada também pode piorar durante os períodos de estresse.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

Quando é necessário encaminhar o paciente a uma internação? A necessidade de internação deve ser sempre avaliada e recomendada por um médico em diferentes casos. Além de problemas relacionados à depressão e ansiedade, a dependência química e o consumo abusivo de álcool também devem ser considerados.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

Após um tempo, seu corpo vai se cansar deste estado de alerta e naturalmente ativará o sistema nervoso parassimpático, responsável por fazer com que o organismo volte ao seu estado natural, relaxando-o. Portanto, não lute contra estas sensações, mas sim, entenda que elas diminuirão com o passar do tempo.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

Abaixo revelamos 5 estratégias que vão te ajudar a viver em paz com a ansiedade.

  1. 1 – Atenção no momento presente. ...
  2. 2 – A respiração é uma grande aliada. ...
  3. 3 – Psicoterapia. ...
  4. 4 – Cuide do seu corpo. ...
  5. 5 – Meditação.

Um estudo investigou a base neurológica do transtorno e identificou "células de ansiedade" localizadas no hipocampo que regulam o comportamento ansioso e ainda podem ser controladas por um feixe de luz.

Internação para quem tem Transtorno de Ansiedade
A internação para pacientes com ansiedade é uma decisão difícil para a família, mas pode se tratar, em quadros muitos avançados, de uma questão de vida ou morte.

Ele vai saber se a sua ansiedade pode ser tratada apenas através de psicoterapia (geralmente Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC) ou se precisará de ajuda medicamentosa (antidepressivos ansiolíticos ou benzodiazepínicos em caso de ansiedade aguda), encaminhando para o psiquiatra.

Algumas pessoas também podem ter sintomas gastrointestinais ligados à ansiedade, como dor de barriga, náusea ou diarreia. Com a pandemia de covid-19, médicos têm recomendado que as pessoas evitem pronto-socorros por causa de sintomas leves. Mas é preciso buscar auxílio médico em caso de falta de ar.

5 alimentos que agravam a ansiedade

  • Bebidas com cafeína. A ansiedade é causada por uma reação involuntária do sistema nervoso, como um reflexo. ...
  • Gorduras saturadas e trans. ...
  • Refrigerante. ...
  • Massas. ...
  • Bebidas alcoólicas.

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)