O que pode acontecer se eu não pagar um curso?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

responder a processos judiciais; ter bens penhorados; ter a matrícula do semestre seguinte negada.

A desistência do curso deve respeitar os prazos legais, geralmente no mínimo de 7 (sete) dias depois da assinatura do contrato para que a Instituição possa preencher a vaga para outra pessoa, por analogia, ao artigo 49 CDC ou outro prazo estipulado em contrato.

39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor e do art. 9º do Decreto nº 22.626/33, em caso de desistência do curso, o estudante tem direito a receber as parcelas referentes aos meses já pagos e ainda não cursados.

Todo cancelamento do contrato deve ser feito por escrito e o consumidor deve exigir que no documento seja mencionado que não deve qualquer valor ou ainda, se for o caso, toda a tratativa referente a eventuais pagamentos a serem realizados, além da assinatura da escola, como no contrato original.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) estabelece como parâmetro que o fornecedor retenha até 10% do valor da matrícula, caso haja desistência antes das aulas; caso elas já tenham iniciado, esse percentual pode ser descontado das mensalidades subsequentes[1].

Entende-se por abandono de curso quando o acadêmico não efetivar matrícula, nem fizer trancamento do ano ou período letivo vigente, no prazo estabelecido.

Escola não pode cobrar multa por rescisão de contrato devido a reiterados adiamentos do início das aulas.

Se não pagar multa exigida no contrato , vai ser acionado a justiça para resolver está pendencia.

“A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Acima disso o valor é considerado abusivo”, ressalta Daniel Mendes Santana, advogado do Idec.

Sim, pode haver cobrança de multa por cancelamento de contrato de prestação de serviços, desde que a mesma seja prevista em suas cláusulas. Como vimos, o contrato deve ter um prazo de vigência, logo, pode ser cobrada multa caso uma das partes solicite a rescisão antes do período acordado.

7 dias

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

O que fazer? Caso enfrente dificuldades em cancelar o seu curso online, acesse nosso canal Reclame para formalizar a sua reclamação ou ligue para o nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de fixo ou celular).

Sim, tem como cancelar compra no cartão de crédito em várias situações, desde que você siga algumas regras e atenda a alguns requisitos. O que acontece na maioria das vezes é o estorno do valor lançado na sua fatura ou o cancelamento de parcelas, dependendo de como a compra foi realizada.

Eu _______________________________________________________, RG nº __________________________, CPF nº ___________________________, aluno (a) regularmente matriculado (a) no curso ____________________________ ___________________________________________________________________ sob o número ___________________________, ...

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno. Matemática Industrial aparece na quinta posição.

Quando um estudante deixa de frequentar as aulas sem terminar uma determinada série ou não conclui o ano letivo, se caracteriza como abandono escolar.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.