O que pode acontecer se as geleiras derreterem?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

Estudos apontam que as geleiras do mundo têm gelo suficiente para aumentar o nível do mar em até meio metro. Portanto, caso o cenário não mude, praias e cidades litorâneas podem desaparecer ou ficar em situação de risco. Outra consequência do derretimento do gelo no mundo são as mudanças climáticas.

O Brasil pode sofrer com os efeitos do derretimento prolongado de plataformas de gelo em regiões mais frias da Terra e com o aumento do nível do mar, que já ameaçam regiões de encosta em todo o mundo.

Toda a costa atlântica iria desaparecer, assim como a Flórida e o litoral do golfo do México. Na Califórnia, as colinas de San Francisco acabariam como um grupo de ilhas. O golfo da Califórnia e estenderia ao norte, além da latitude de San Diego – mas a própria cidade já estaria debaixo d'água.

Vale ressaltar que as geleiras são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra, já que elas armazenam cerca de 70% da água doce existente no planeta. O Ártico já perdeu cerca de 7% de sua superfície de gelo desde 1900, sendo que na primavera esta redução chega a 15% de sua área.

A subida do nível do mar pode agravar também a erosão dos litorais, piorar a qualidade da água potável e de rega, causar danos ao patrimônio histórico e artístico, afetar o transporte e a atividade econômica das cidades e inundar campos de cultivo, paisagens naturais, moradias e até localidades inteiras, convertendo ...

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da Universidade de Washington fizeram centenas de simulações para prever como uma grande camada de gelo, a geleira Thwaites, poderia se degradar nos próximos 50 a 800 anos.

Metade das geleiras da Terra estão condenadas a desaparecer até o fim do século, devido às mudanças climáticas, aponta um estudo divulgado nessa quinta-feira, pela revista "Science". A pesquisa oferece as projeções mais precisas, até hoje, sobre o futuro de cerca de 215 mil geleiras.

Para a água sólida (gelo) passar para o estado líquido, é necessário fornecer calor para que as interações intermoleculares na estrutura molecular gelo sejam enfraquecidas e quebradas. O sal (soluto) força a passagem para a fase líquida e o calor requerido acaba vindo da própria água (sistema)!

As regiões polares são as mais atingidas pelo degelo, pois o derretimento dessas áreas está ocorrendo de forma muito rápida. Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.

A taxa de elevação do nível do mar também deverá subir no final deste século. O IPCC concluiu que a “situação de sempre” conduzirá a um aumento da taxa de mudança de 0,7 a 1,6 cm por ano em 2100. Esses valores são semelhantes à taxa de elevação do nível do mar no fim da última era glacial.

Segundo especialistas, regiões inteiras vão desaparecer em até 30 anos por conta do derretimento das geleiras. As cidades mais ameaçadas do mundo são Mumbai, Jacarta, Nova York, Tóquio, Xangai, Miami e Dhaka.

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) apontou a criação de paredes e barreiras no fundo do mar como uma forma de reduzir o derretimento das geleiras. De acordo com informações do Guardian , o projeto pode evitar a elevação do nível do mar causada pelo aquecimento global.

Utilizando 20 anos de dados de satélites, foi calculado que 220.000 geleiras de montanhas pelo mundo estão perdendo mais de 328 bilhões de toneladas de gelo e neve por ano desde 2015.

Mais de um terço do gelo da Antártida pode derreter com o aquecimento global. Se o planeta Terra continuar esquentando, cerca de 34% das plataformas de gelo da Antártida podem desaparecer até o final deste século.

6 atitudes para ajudar a conter o aquecimento global no dia a dia

  • 1 – Consuma menos carne. A agropecuária é a principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil. ...
  • 2 – Não desperdice alimentos. ...
  • 4 – Busque alternativa para o transporte. ...
  • 5 – Consumo consciente. ...
  • 6 – Cobre políticas públicas.