O que pode acontecer quando o potássio está baixo?

Perguntado por: lpilar9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais. O diagnóstico toma por base exames de sangue para medir os níveis de potássio.

Embora possa ser encontrado com facilidade nos alimentos, existem alguns que se destacam por conter grandes quantidades do mineral, como os de origem animal e vegetal.

  1. Abacate. ...
  2. Banana. ...
  3. Batata-doce. ...
  4. Folhas de coloração verde escura. ...
  5. Iogurte. ...
  6. Molho de tomate. ...
  7. Peixes.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

Banana-da-terra

1. Banana-da-terra é o tipo de banana com maior quantidade de potássio.

Slow-K é um medicamento à base de potássio, utilizado no tratamento ou mesmo na prevenção da falta de potássio no sangue. Slow K é indicado para pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.

O deslocamento rápido de potássio das células para o sangue pode oprimir os rins e resultar em hipercalemia de risco à vida. Por si só, o aumento da ingestão de potássio muitas vezes não causa hipercalemia, uma vez que os rins normais realizam um bom trabalho na excreção de qualquer potássio em excesso.

O excesso do potássio geralmente é causado pela Insuficiência Renal, diabetes tipo 1, uso de medicamentos diuréticos ou maiores sangramentos.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Pode ser realizada apenas reposição via oral se esta for viável, se não houver alterações em ECG. Deve ser administrado o xarope de Cloreto de Potássio (KCL) 6% – 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq) ou em cápsula de Cloreto de Potássio (KCL) 600mg/cápsula = 8 mEq/cápsula.

Monitorizando os efeitos da hipocalemia e a reposição:
Quando chegar a um nível de pelo menos 3,0 mEq por L e com o paciente assintomático podemos trocar o tratamento do paciente para aquele que é feito no indivíduo com hipocalemia leve a moderada. Agora sim! Vocês podem dizer que sabem repor potássio.

Alguns alimentos ricos em potássio incluem bananas, abacates, batatas, feijões, espinafre, iogurte, kiwi, abóbora, tomate, batata doce, melancia e abacaxi.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L.

O excesso de íons potássio atrapalha o processo, paralisando o músculo. Esta paralisia se dá em todos os músculos, no caso de ingestão ou injeção, principalmente no músculo mais ativo, o músculo cardíaco, causando parada cardíaca e morte.

As folhas de beterraba, acelga, brócolis, couve e espinafre contêm ótimos níveis de potássio. Elas também são ricas em fibras, proteínas, vitaminas A, B, C, E e K.

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.

banana-prata

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

No papel, o melão cantaloupe tem menos potássio do que a banana. Mas existe um ponto a favor dessa outra fruta amarela (a redonda): comer melão é mais “fácil” do que de banana, ao menos do ponto de vista digestivo.

O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares.

Luciano Lopes revelou que cloreto de potássio é o mesmo componente que, ao ser aplicado diretamente na veia, é usado na execução da pena de morte nos Estados Unidos e também para matar cachorros. Em humanos, ele só pode ser usado, quando diluído no soro e de forma gradativa. Aplicado diretamente na veia, causa a morte.

Potássio. Outro ponto que é importante ficar atento é ao consumo de potássio. Quando o rim está com dificuldade de filtração, o que acontece na doença renal crônica, o corpo acaba acumulando potássio que, em excesso, pode desencadear algum problema cardíaco.

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.