O que pode acontecer com uma pessoa se a hipófise deixa de produzir o hormônio do crescimento?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Um crescimento anormalmente lento e baixa estatura podem resultar se a hipófise não produzir uma quantidade suficiente de hormônio do crescimento.

A deficiência de hormônio de crescimento (DGH) é uma doença rara, se constitui em uma importante causa de baixa estatura na infância, com uma prevalência de uma em cada 4.000 crianças. Na maioria das vezes, a doença é esporádica, sem causa definida; mas as formas mais graves podem ser familiares.

A deficiência de hormônio de crescimento tipicamente resulta em crescimento anormalmente lento e baixa estatura. O diagnóstico envolve a medição dos níveis de hormônios hipofisários e TC ou RM para detectar anomalias estruturais da hipófise ou tumores cerebrais.

O excesso desse hormônio dá origem a uma doença conhecida como Cushing, em que ocorre ganho de peso, alteração menstrual e estrias vermelhas e grossas em abdômen, penas e braços. Além disso, a doença causa hipertensão arterial e diabetes, que contribuem decisivamente para uma piora da saúde em geral.

O aumento excessivo de células da hipófise determina o crescimento irregular da glândula, o que chamamos de tumor. Os motivos que levam a isso ainda não são conhecidos. “Como a hipófise produz vários hormônios, o tumor pode ser produtor de um ou mais hormônios, ou também pode não produzir nenhum”, explica a dra.

Entre outros, podem ser solicitados:

  1. Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise.
  2. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

Maneiras de aumentar os níveis de hormônio do crescimento humano (HGH) naturalmente

  1. Perder peso. ...
  2. Tenha um sono de qualidade. ...
  3. Exercício de alta intensidade. ...
  4. Menor ingestão de açúcar. ...
  5. Experimente o Jejum Intermitente. ...
  6. Tome suplementos de melatonina e aminoácidos. ...
  7. Coma menos antes de dormir.

3 – O nanismo é um termo usado no passado para situações de baixa estatura muito grave. Atualmente recomenda-se que este termo seja substituído. Essa situação manifesta-se principalmente a partir dos dois anos de idade, impedindo o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.

perda de massa muscular; redução da libido; disfunção erétil; infertilidade masculina e feminina.

As doenças originárias da hipófise são causadas por diversos tipos de tumores na glândula, normalmente, benignos. Esses tumores começam a se desenvolver dentro dela e fazem com que ela comece a produzir hormônios em quantidades anômalas, gerando complicações que variam conforme o hormônio produzido.

Conheça as principais doenças da hipófise?

  • Doença de Cushing. É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. ...
  • Acromegalia. ...
  • Hiperprolactinemia. ...
  • Hipertireoidismo.

Produzimos o GH na hipófise, uma glândula bem pequena que fica na parte de baixo do nosso cérebro. Ele entra na corrente sanguínea e estimula a multiplicação das células. Com isso, órgãos e músculos crescem pela ação desse hormônio.