O que pode acontecer com o profissional que desrespeita o código de ética?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 2 votos

Entre elas, destacam-se questões como multas, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e cancelamento do registro profissional.

Art. 12 - A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: I - advertência reservada; II - censura reservada; Page 5 III - censura pública.

Um profissional sem ética pode prejudicar não só sua carreira pessoal, mas também a imagem da instituição para a qual trabalha. Da mesma forma, uma empresa que apoia a falta de ética e permite tais atitudes pode ficar mal vista no mercado, perder profissionais talentosos e ter diminuição da sua lucratividade.

Conforme as leis tem-se como penalidade a advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional.

Art. 13 Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princí- pios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.

Penalidades ao infringir o código de ética da contabilidade. Dentro do código, há algumas condutas contabilistas que, quando praticadas, são consideradas infrações. Dessa forma, o infrator fica passível de penalidades previstas na ordem jurídica profissional.

A penalidade aplicável àquele que descumprir as normas do Código de Ética é a censura ética. Essa penalidade consiste em manter nos assentamentos funcionais do servidor por até três anos o registro da censura.

Quando a falta de ética vira crime
Desta forma, você terá uma cópia do boletim de ocorrência em mãos, provando que você fez a denúncia. Com essa evidência, a empresa não pode te demitir como retaliação por você ter ido até à polícia.

Adotar uma conduta ética na Contabilidade é um dos principais atributos dos grandes profissionais, pois, como a área é responsável por registrar as atividades sobre direitos, obrigações e patrimônio das empresas, quase sempre existe a chance de seguir um caminho incorreto.

Preservar informações sigilosas apenas com restrições, como pedidos de autoridades ou conselhos regionais de contabilidade, está dentro da resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Se a lei não for cumprida, o profissional contábil estará discordando da honestidade e da legalidade.

Art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

Em casos assim, a falta de ética se mistura com a falta de humildade para aprender ou para reconhecer que não domina as competências necessárias para uma função. Portanto, ser um profissional ético é jamais mentir sobre suas próprias habilidades, até porque o maior prejudicado nesse caso é quem falta com a verdade.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Qual é a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade.

R: a. Infração ética ou disciplinar. De acordo com o código de ética em seu Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.

4º – As infrações éticas e disciplinares classificam-se em: leves, aquelas em que o indiciado é beneficiado por circunstância atenuante; graves, aquelas em que for observada uma circunstância agravante; e.