O que pode acontecer com a destruição dos manguezais?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).

Poluição do Ambiente
Isso resulta em um desmatamento em alta escala, aterramento e drenagem dessas regiões resultando em um desequilíbrio ambiental muito grande devido o número elevado de morte de espécies da fauna e da flora desse ecossistema.

As principais causas disso são o soterramento de grande parte dos manguezais pelo Porto de Santos e áreas urbanas, como visto no estudo do meio, e a poluição do ar e da água pelas indústrias, que acabam destruindo o “berçário” da vida marinha.

Justamente porque, entre as principais ameaças aos manguezais, estão a expansão urbana e especulação imobiliária, fora a poluição por esgoto, lixões e petrolíferas. Uma das áreas de restingas e manguezais mais importante do país, na Costa Verde, é alvo da especulação imobiliária há décadas.

Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.

Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue. Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver. Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.

Os mangues têm importância no ecossistema global. Estima-se que eles forneçam até 10% do carbono orgânico dissolvido nos oceanos a partir da terra, matéria que é parte importante do ciclo do carbono atmosférico e ajuda a regular o dióxido de carbono e o clima do planeta.

As áreas de manguezais, devido as várias atividades, sofrem grandes impactos, causados pelas populações caboclas que vivem no litoral, que desenvolvem atividades como a pesca e a coleta de siris, caranguejos e sururus, contribuindo significativamente para o sustento destas populações.

A preservação dos manguezais implica na subsistência de pescadores, ribeirinhos, e todos aqueles que, de alguma forma, precisam dos manguezais para sobreviver. Entre os ecossistemas florestais, os mangues são reconhecidos por sua capacidade de absorver a grande quantidade de gás carbônico presente na atmosfera.

Serviços como aumento de conforto térmico local, promoção de contenção natural para enchentes, prevenção de erosões naturais, o que torna os manguezais excelentes aliados na contenção de efeitos negativos das mudanças climáticas.

As fazendas de produção de camarão, a construção de estradas e o assoreamento dos estuários - braços de mar que encontram os rios - também estão devastando os manguezais.

Elas também diminuem o impacto das tempestades, servem de zonas de reprodução para peixes e outros animais marinhos e constituem eficazes sistemas de filtragem que evitam o influxo de água salina que torna o solo inadequado para a agricultura.

Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis. O manguezal filtra a água do mar melhorando sua condição. Suas raízes aéreas retêm nutrientes, o que os tornam um berçário importantíssimo.

Com relação às funções ecológicas dos manguezais destacam-se: proteção da linha de costa, evitando a ação erosiva das marés, tempestades e furacões; filtração de poluentes, diminuindo a poluição das praias; refúgio para inúmeras espécies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reprodução, alimentação e ...

Mangue é o nome dado à vegetação que compõe os manguezais. Os manguezais são ecossistemas litorâneos que ocorrem na transição entre a terra firme e o mar. Formam-se principalmente em estuários, baías e reentrâncias. Estão localizados nas áreas de clima tropical e subtropical do planeta.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

bioma costeiro

Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.

Características. Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. Além disso, apresentam uma fauna características, visto as condições de marés que caracterizam esses ecossistemas.

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.

Nos manguezais acontece boa parte do ciclo de vida de muitos animais marinhos. São águas calmas, com muita matéria orgânica e baixa salinidade. Destruí-los tem impacto econômico imenso, pois são eliminados caranguejos, siris, peixes, camarões e mariscos.