O que pode abonar falta de aluno?

Perguntado por: egois . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Motivos que podem ser classificados como falta justificada: Problema de saúde com atestado assinado e carimbado por médico; obrigações com o Serviço Militar; falecimento de parente até 2º grau; e convocação pelo Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral.

Atestado médico abona falta? Sim, o atestado médico serve para justificar a ausência do colaborador por motivos de saúde. Então, desde que o atestado apresentado seja válido a empresa deve abonar a falta do funcionário sem aplicar prejuízos a sua remuneração.

Como se justificam as faltas à escola? A justificação das faltas exige uma declaração escrita apresentada pelos pais ou pelos encarregados de educação ao diretor de turma. Se o aluno for maior de idade, pode ser o próprio a fazê-lo.

Alguns exemplos de faltas justificadas bastante comuns são acompanhar filhos de até seis anos de idade em consulta médica, questões de saúde e prestação de vestibular para ingresso em faculdade.

Para que fiques bem equipad@ e que possas, quando for necessário, tirar uma desculpa do bolso.

  • Estou doente! ...
  • A Net está fraca. ...
  • Fiquei sem luz. ...
  • Perdi-me no tempo. ...
  • Tenho que fazer Babysitting. ...
  • O meu computador tem um vírus. ...
  • O meu animal de estimação está doente. ...
  • O meu colega de casa estava a dar uma festa.

Todos os alunos que ultrapassarem o limite de 20% do total de aulas dadas em cada bimestre, tem direito a compensação.

A empresa tem de abonar as faltas dos funcionários, pelo período necessário, quando esse é obrigado a comparecer perante a Justiça, como testemunha ou jurado. Para justificar as faltas, basta que o colaborador comprove a presença ou convocação legal.

FALTA ABONADA
O abono da falta do servidor ao trabalho pode ser feito até o máximo de 6 (seis) vezes por ano, desde que ocasionada por moléstia ou motivo relevante, sem prejuízo de vencimentos e demais vantagens, exceto vale refeição e auxílio transporte.

doença ou acidente de trabalho: 15 dias. licença-maternidade: 120 dias. licença-paternidade: 5 dias. acompanhar a esposa ou companheira em consultas e exames médicos complementares durante o período de gravidez: até 2 dias.

A TST decidiu pela não exigência do CID em atestados. O colegiado entendeu que, caso fosse exigido, seria violada a intimidade do empregado.

Universidade não pode reprovar aluno por falta se ele apresentou atestado.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Comunicação com os pais é fundamental
Eles são avisados quando o aluno chega a 10% de faltas. Para solucionar a problemática, a comunicação com os pais foi a saída para diminuição dos casos e tem surtido efeitos positivos.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Portanto, a mãe que acompanha o filho doente deve pedir ao pediatra ou médico responsável a elaboração do documento para apresentar no trabalho. Contudo, o atestado médico de acompanhante só é reconhecido por lei para abonar uma única consulta anual. Além disso, somente quando se trata de filho menor de 6 anos.

Uma falta considerada justificada é aquela que o colaborador faz um aviso prévio sobre o dia em que estará ausente e apresenta um comprovante relacionado a um dos itens da lista abaixo ou o atestado de afastamento médico.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

7 desculpas mais utilizadas para faltar ao serviço

  • Não estou passando bem.
  • Meu filho ou familiar ficou doente e não tem ninguém para cuidar.
  • O médico me encaixou em uma consulta de última hora.
  • Sofri um acidente.
  • Tive em contato com pessoa com Covid.
  • Meu carro/moto estragou.
  • Doação de sangue.