O que pode abalar o emocional de uma pessoa?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Diversos fatores podem levar alguém a perder o controle das emoções. As principais incluem a sobrecarga no trabalho, desentendimentos familiares ou o desequilíbrio emocional no relacionamento amoroso. Em geral, qualquer situação de grande estresse pode levar ao descontrole emocional.

Vários fatores podem ocasionar uma crise emocional, entre eles:

  • conflitos em relacionamentos;
  • perda de um ente querido;
  • estresse e pressão em excesso no trabalho;
  • situações de violência;
  • problemas financeiros;
  • perda de emprego;
  • uso de substâncias tóxicas.

As principais causas das doenças psicossomáticas são o estresse, a ansiedade, a frustração, entre outras emoções que, quando não controladas, podem causar depressão, além de afetar diversos outros sistemas orgânicos.

Abaixo vamos ver alguns tipos de crise emocional que existem que estão ligados a um transtorno mental e suas características.

  • Fobia social. ...
  • Transtorno de pânico. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizada. ...
  • Transtorno de ansiedade de separação. ...
  • Mutismo seletivo. ...
  • Psicoterapia. ...
  • Exercícios Físicos. ...
  • Meditação.

Problemas emocionais podem assumir várias formas: depressão, distúrbio alimentar, álcool em excesso ou produtos psicotrópicos ilícitos, automutilação, pensamentos suicidas, etc. Seja qual for a forma, é uma emergência psicológica que pode ser fatal.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera um alto nível de adrenalina no organismo – responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Pense positivo: Os pensamentos negativos possuem muito controle sobre nossos sentimentos, por isso busque ser otimista sempre que puder! Desenvolva maneiras de estar no controle de suas emoções: Com a ajuda de um profissional, busque desenvolver sua inteligência emocional.

O esgotamento psicológico é a sensação de exaustão mental e física. Muitas vezes, as pessoas acreditam ser capazes de ultrapassar o limite do corpo e da mente e gerir as consequências de forma emocionalmente saudável ao mesmo tempo.

Afinal, o que é ser emocionalmente frágil? Uma pessoa com emoções frágeis tem dificuldades em gerenciar as emoções, se desestabilizando mesmo com pequenas preocupações. “Alguns teóricos consideram a fragilidade como algo quebradiço”, diz a profissional.

Sim, existe medicação que vai ajudar, mais a terapia combinada é fundamental nesse caso. O ideal se seja empregado a terapia cognitivo comportamental.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos.

Psiquiatria. Psiquiatria é a área da medicina destinada a cuidar de transtornos psicológicos e comportamentais.

Profissionais de saúde
Enfermeiros e cuidadores estão entre os mais afetados, com cerca de 11% dos profissionais com algum quadro de depressão.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.