O que plantar para ganhar dinheiro em pouco espaço?

Perguntado por: ymarinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

A segunda cultura lucrativa para pequenos espaços é a de pepino. Seu ciclo é curto, de 60 a 70 dias, além da alta produção, um hectare pode produzir até 70 toneladas de pepino. Pepino pode ser vendido in natura e até mesmo em conserva, além de ser fácil de encontrar insumos como sementes e adubos para essa cultura.

Basta um espaço de cerca de 10 m² para plantar as mais variadas hortaliças, ervas medicinais, ervas aromáticas, ervas condimentares, raízes, legumes, entre outros. Um pequeno pomar também é uma excelente opção para produzir as mais variadas frutas, inclusive sazonais, para render um bom dinheiro todo o mês.

Nesses 2000 m² tem que crescer tudo que é necessário para a alimentação: trigo, arroz, batatas, verduras, frutas, óleos de cozinha, açúcar, também alimentos usados nas rações para animais que não vem dos pastos, o algodão para nossas roupas, tabaco para fumar, o biocombústivel para o carro ou também o biogás para ...

Confira quais são elas e algumas dicas para essas 6 culturas.

  1. Alface. A Alface é uma cultura lucrativa para pequenos espaços, que pode ser plantada em todo o território nacional. ...
  2. Pepino. A segunda cultura lucrativa para pequenos espaços é a de pepino. ...
  3. Cana de açúcar. ...
  4. Uva. ...
  5. Tomate. ...
  6. Maracujá

Como ganhar dinheiro com minha propriedade rural?

  1. Criação de peixes. Para a criação de peixes, é fundamental possuir uma boa disponibilidade e fornecimento de água. ...
  2. Criação de abelhas. ...
  3. Criação de pequenos animais. ...
  4. Produção de leite bovino. ...
  5. Cultivo de frutas e hortaliças. ...
  6. Cultivo de outras plantas.

Banana: A banana não é apenas um dos produtos mais produzidos, como também um dos mais lucrativos, quebrando recordes de comercialização. A fruta pode ser produzida basicamente em qualquer lugar do país, desde o litoral até o interior, já que a bananeira se adapta ao clima e ao solo brasileiro.

Pomar em sítios e chácaras: opções para plantar

  1. Jabuticabeira. Apesar de ser uma frutífera nativa, ainda existem muitas dúvidas sobre o seu cultivo. ...
  2. Macieira. Se você optar pelo plantio de macieira, é preciso lembrar que maçãs necessitam de temperaturas bem diferentes. ...
  3. Figueira. ...
  4. Pessegueiro. ...
  5. Bananeira.

Graças aos altos custos de produção, o milho tem apresentado uma margem de lucro inferior à da soja.

Culturas como soja, algodão e pecuária extensiva, por exemplo, são mais lucrativas e rentáveis em grandes extensões de área. Dentro desse conjunto de culturas de alto valor agregado as frutíferas possuem destaque, devido a sua demanda de alto consumo, em geral, pela população brasileira.

Ele aponta que os seguintes fatores são responsáveis pela rentabilidade da propriedade rural:

  1. Manejo integrado – responsável em baixar os custos da produção;
  2. Verticalização – processo de agregação do valor ao produto;
  3. Canal direto de comercialização – responsável por otimizar as vendas.

Ao criar uma horta de produtos orgânicos, aqueles que são cultivados sem pesticidas, agrotóxicos ou adubos químicos, você pode oferecer sua produção para feirantes, barracas de lanche, restaurantes e pequenos mercados da região onde mora, e levantar uma grana a mais.

Segundo pesquisas, a safra de soja de 2019/20 teve um dos maiores índices de lucro da história. Na região Sul e Sudeste do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais),o custo total médio de produção de soja foi de R$ 3.560,41 por hectare e a receita bruta por hectare foi de R$ 6.109,55.

A produtividade esperada é de 20 plantas por metro quadrado.

A alface, com suas inúmeras variedades, é uma das hortaliças mais comum cultivadas em estufas, mas além dela também é possível cultivar rúcula, chicória, agrião, entre outras hortaliças.

Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações. Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações.

A preparação envolve basicamente a limpeza da vegetação e de materiais indesejados, análise do solo (sondagem) e movimentação de terra (nivelamento, cortes e aterramentos). Tudo isso para deixar o terreno plano e limpo, pronto para receber a obra.