O que plantar para evitar erosão?

Perguntado por: epereira5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Plantas que evitam erosão

  1. Acerola (Malpighia emarginata);
  2. Alpínia (Alpinia purpurata);
  3. Azaleias anãs (Rhododendron simsii);
  4. Bambu Cana da Índia (Phyllostachys aurea);
  5. Bambu Mosso (Phyllostachys edulis);
  6. Buxinho (Buxus sempervirens);
  7. Capim limão (Cymbopogon citratus);
  8. Gardênias (Gardenia jasminoides);

Quais são os melhores métodos para combater a erosão? A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.

Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.

Para esses casso deve-se usar plantas de raízes longas que ajudam na fixação do solo. Uma das plantas mais utilizadas é a Arachis Pintoi, conhecido com amendoim forrageiro. Espero ter ajudado.

Preparo e plantio em contorno para o controle da erosão
O plantio em contorno corta transversalmente o sentido da declividade. Além de conter o processo erosivo, tal prática contribui para a execução dos tratos culturais, facilitando o manejo.

Nos solos mais ricos em matéria orgânica, a infiltração da água é maior, reduzindo os efeitos da erosão. Erosão em sulcos é aquela que forma pequenas valetas ou sulcos no solo.

A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, podendo gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.

Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz. Ela forma uma espécie de aramado, travando o terreno.

Top 5 maneiras de cuidar do solo

  1. Pondere o uso do plantio direto. ...
  2. Promova a rotação de culturas para cuidar do solo. ...
  3. Use estratégias para evitar a compactação do solo. ...
  4. Adote a Integração Lavoura-Pecuária. ...
  5. Pondere ações para controle da erosão do solo.

Tapetes de fibras naturais para o controle de erosão consistem em uma camada de húmus entrelaçada com fibras de tecido. Essa estrutura retém o húmus em locais onde ele seria levado pela água ou vento. Coloque o tapete em cima de sementes ou de plantas jovens.

solos arenosos

Desse modo, solos arenosos estão mais propensos a sofrer com a erosão, favorecendo o trabalho das águas.

Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras.

Nas encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Quanto aos fertilizantes naturais, vulgarmente chamados de adubos orgânicos ou naturais, são compostos obtidos através de matéria orgânica, como restos de vegetais ou animais, folhas e frutos, e podem decompor-se de forma natural ou usando alguns produtos agrícolas.